Marcaram uma geração! Descubra quais carros clássicos foram homenageados com releituras
Você já pensou como aquele carro clássico, que marcou uma época, seria nos dias de hoje? Imagine aquele automóvel dos sonhos de qualquer pessoa há 30 anos atrás, repaginado, moderno e rodando pelas ruas. E o famoso fusquinha? Como seria o design do veículo queridinho do Brasil?
Para se construir o futuro, é necessário olhar para o passado, conhecer referências, buscar os acertos e erros. E com a indústria automotiva, não seria diferente. Os carros clássicos marcaram uma época, e não é à toa que ganharam nome. Seu design, funcionalidade, painel, motor… Mas não é só isso! Emoções, lembranças e conexões são sentimentos ligados aos veículos, que nos acompanham, ou melhor, nos levam aos nossos melhores momentos de nossas vidas.
Mais que simples automóveis ou condutores de uma geração, os carros clássicos, em determinado momento, não fogem do final do seu ciclo. Todos foram e serão descontinuados, mas nunca esquecidos. E é por isso, para a alegria dos apaixonados por carros, que eles ganharam releituras de suas marcas.
Com ar de nostalgia e modernidade, separamos alguns modelos de carros clássicos que ganharam releitura. Veja abaixo!
Fusca
Clássico atemporal, o fusca pode ser a definição física quando falamos de “carros clássicos”. Com produção iniciada no Brasil só nos anos 50, a história do veículo remonta a Alemanha dos anos 30, em meio a um cenário de guerra. E apesar de sua origem remontar um cenário de conflito, o carro conseguiu ganhar destaque e cair no gosto de famílias em todo o mundo, e claro, não poderia deixar de estar nessa lista.
O queridinho fusquinha saiu de linha e voltou algumas vezes ao Brasil. Foi produzido entre 1959 e 1986, e a pedidos do presidente da época, Itamar Franco, retornou nos anos 90. Foi aí que o carro clássico ganhou sua primeira releitura, o “New Bettle”, que ficou em circulação até 2011. No ano seguinte, uma nova geração do automóvel começou a ser redesenhada, e passou a adotar seus apelidos em cada um dos mercados onde foi vendido. No entanto, essa nova tentativa chegou ao fim em 2019!
Camaro
“Muso” inspiração de hit do verão e protagonista de filme, para falar sobre a origem desse carro clássico, é necessário voltar à década de 60. Em seu primeiro ano de comercialização, o Camaro registrou mais de 100 mil unidades vendidas e foi vendido até o começo dos anos 2000, quando, para tristeza de muitos, foi descontinuado.
Como todo carro clássico, não passou muito tempo para ele ganhar várias releituras. Sucesso com as novas versões em 2010 e 2016, o carro, até hoje, segue em circulação com um visual moderno, que continua conquistando o coração de todos aqueles que amam automóveis.
Impala
Lançado no final dos anos 50, o Impala é um carro clássico da Chevrolet! Na estreia, a alcunha “Impala” identificava a versão topo de linha do Bel Air, disponível somente nas carrocerias cupê e conversível. Não demorou muito e o veículo se tornou o modelo mais luxuoso da marca. O automóvel já se reinventou como sedã, cupê, conversível e até mesmo van.
Nos anos 2000, volta com uma releitura como um espaçoso sedã. O carro, que é um dos mais vendidos dos Estados Unidos, teve três fases de produção: a primeira, de 1958 a 1985; a segunda, nos anos 90, de 1994 a 1996 e a terceira, de 2000 até 2020.
Santana
Produzido pela VolksWagen em diversos países, o Santana fez história no país! O veículo teve sua história iniciada no Brasil nos anos 80, sendo apresentado como um dos primeiros carros de luxo que a Volkswagen inseriu no mercado nacional. Quer mais referência de carro clássico que isso?
Com o passar dos anos, ele foi deixando seu status de carro de luxo, com o custo-benefício que encaixava nos bolsos mais populares. Já com o status de carro clássico, o Santana repetiu a clássica trajetória de um veículo consolidado e marcou toda uma época, o que o fez ganhar releituras.
Em 2002, ainda figurava entre os vinte carros mais vendidos no país. Já com visual mais limpo, os últimos modelos do Santana receberam os sobrenomes Comfortline e Sportline, mas saíram de linha em 2006.
Monza
O automóvel que chegou a se tornar o mais vendido no Brasil na década de 1980, e não apenas uma vez, mas três vezes consecutivas! Um verdadeiro carro clássico! Sucesso absoluto de vendas entre os anos de 1984 a 1986, o projeto original do carro foi criado e desenvolvido pela alemã Opel, lá no início dos anos 70 em sua primeira geração.
Saiu de linha no país em 1996, mas em 2013 voltou a ser utilizado pela Opel, desta vez para batizar um carro-conceito mostrado no Salão de Frankfurt. O retorno oficial do carro clássico aconteceu em 2018, contudo, comercializado apenas na China.
Como garantir a originalidade do seu carro
Quer comprar um carro clássico e original? A Super Visão oferece vistoria para o veículo, há mais de 15 anos, seja em carros novos ou carros clássicos.
A empresa criou a Vistoria Certicar®, que é a mais completa do mercado, além da Vistoria Cautelar, Laudo de Transferência e até Laudo de Pintura separadamente. Dessa forma, garante que as transações sejam seguras e os compradores de veículos saibam todos os detalhes do carro adquirido.
Além disso, a empresa oferece agendamento on-line para facilitar e agilizar o atendimento dos clientes. É de extrema importância fazer a vistoria do automóvel com profissionais especializados e capacitados! Os carros novos e os antigos merecem todo o cuidado para que possam ser ainda mais valorizados.
Conta para a gente, qual dessas releituras você mais gostou?