Somente no primeiro semestre de 2018, a venda de carros usados cresceu 9,78%. Esse crescimento foi medido em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Fenabrave. O mercado de venda de veículos vem se recuperando nos últimos anos. E, com ele, há a crescente necessidade por serviços de vistoria veicular. Principalmente por conta do laudo de vistoria.
O laudo de transferência é exigido pelo Detran para fazer a alteração do proprietário do veículo. O Laudo atesta as condições e se as peças que o compõe são originais. É uma forma que as autoridades de trânsito visualizam a diminuição de furto e roubos de carros. Visto que transferência só é realizada com a documentação que comprova a originalidade das peças, motor e chassi.
Quais itens são avaliados para a emissão do laudo de transferência?
Durante a vistoria veicular, documentações relativas ao carro, CNH do condutor, e números de identificação do motor e chassi são vistoriados.
Outros pontos importantes como o hodômetro (que marca a quilometragem), lacre das placas e identificação dos vidros também são alvo da vistoria.
Ainda para garantir a segurança do carro que está sendo vendido, é imprescindível que sejam verificados itens de segurança como:
- Macaco
- Triângulo
- Chave de roda
- Estepe
- Condições dos pneus
- Limpador e lavador de para-brisa
Mas há outra vistoria importante no processo de venda de veículos: a vistoria cautelar.
Qual a importância da vistoria cautelar?
Normalmente, quando se compra um carro usado ou seminovo, o costume é levar um mecânico de confiança para fazer a análise do motor e demais funcionalidades. Ou ainda, contratar um despachante para fazer o levantamento de informações sobre a documentação do veículo.
Com o laudo da vistoria veicular cautelar em mãos, o proprietário consegue garantir ao novo dono itens que vão além dos que serão avaliados no laudo de transferência obrigatório, como:
- número do câmbio
- estruturas da carroceria
A análise feita na vistoria veicular das longarinas dianteiras e traseiras, painéis, teto e laterais são imprescindíveis para indicar se o carro foi batido e houve danos estruturais.
Documentos em dia
A vistoria veicular cautelar também tem como diferencial a revisão da situação documental do veículo que vai além de simplesmente verificar se o mesmo possui alguma multa ou encargo atrasado.
Itens como histórico de roubo e furto e ofertas de leilão e sinistro fazem parte da vistoria. Os dados de chassi, motor e renavam são confrontados com a base nacional e estadual para saber se o veículo passou também por alguma adulteração.
Vistoria que agrega valor ao veículo
Ter o laudo de vistoria cautelar indicando a procedência e regularidade dos itens descritos acima, oferece é claro, garantia para o comprador do veículo e possibilita a valorização do carro.
Afinal, aquele que está procurando uma boa oportunidade de compra terá a certeza de adquirir um veículo de procedência, sem avarias severas, que não teve adulteração em suas peças. Desse modo, o dono pode sim, insistir nisso e aumentar o valor de repasse.
O diferencial da vistoria veicular da Super Visão
Além dos serviços de laudo de transferência e vistoria cautelar, a Super Visão e sua equipe técnica preparada oferecem a vistoria veicular CERTICAR.
O grande diferencial desta vistoria entretanto, em comparação com a cautelar é a análise e vistoria geral. Ou seja, de toda a pintura e lataria, além dos acessórios do veículo.
Esta é a documentação completa. É praticamente um inventário de todas as condições do carro. Isso auxilia contudo, na valorização e, como comentamos acima, garante um melhor repasse na hora da venda.
Sendo assim, É a garantia completa para quem está comprando o carro. Desse modo, Também é o argumento ‘no papel’ de quem está vendendo para os valores que está praticando. Além de tudo, mostra a procedência, garantias e os opcionais que o seu veículo oferece em relação ao mercado.
Entre em contato com uma das unidades da Super Visão e agende uma vistoria veicular agora. Acesse agora e encontre a unidade Super Visão mais perto de você.