Carros elétricos: Como funcionam, recarga, tipos e muitos mais

Tudo o que você precisa saber sobre carros elétricos, uma inovação em sustentabilidade e mobilidade

Os carros eletrificados, popularmente batizados de carros elétricos, estão cada vez mais populares, não emitem gases poluentes e surgiram como uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis, ou seja, recursos naturais não renováveis como petróleo, gás e carvão. Com avanços tecnológicos, esses veículos estão se tornando mais acessíveis e atraentes para os consumidores preocupados com o meio ambiente.

Apenas no primeiro quadrimestre de 2022, foram vendidos 12.976 carros elétricos, um aumento de 78% comparado ao mesmo período de 2021, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). E, em busca de alternativas mais sustentáveis, algumas cidades estão implementando incentivos para a compra de carros elétricos ou híbridos, em São Paulo, por exemplo, há desconto de IPVA e o veículo é isento do rodízio municipal.

Mas, apesar da maior aderência do carro elétrico, ainda nos deparamos com muitas dúvidas em relação ao veículo: quais são suas funcionalidades? O que muda de um carro comum? Pensando nisso, reunimos um conteúdo completo para você saber tudo sobre carros elétricos e não ter mais dúvidas. Veja:

Como funcionam os carros elétricos?

Os carros elétricos são movidos por meio de corrente elétrica e possuem uma mecânica mais simples que depende basicamente de quatro componentes básicos:

  • Bateria: além de ser recarregável, é a responsável por armazenar a energia elétrica que movimenta o veículo;
  • Inversor: responsável por converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é direcionada até o motor de indução;
  • Motor de indução: é o que recebe a energia enviada pelo inversor e aciona os mecanismos responsáveis por fazer o veículo se mover;
  • Sistema de recuperação de energia: formado por dispositivos que recolhem a energia cinética gerada pela desaceleração do veículo para reutilizá-la.

Os carros elétricos são movidos por uma combinação de componentes-chave, incluindo a bateria, o inversor, o motor de indução e o sistema de recuperação de energia, por isso, possuem vida útil maior que os similares a combustão e, por não contarem com óleo, velas e canos de velas, necessitam menos de manutenção.

Como funciona a recarga do carro elétrico

A recarga do carro elétrico pode ser realizada em pontos estabelecidos, comum em shoppings, postos de combustível e empresas privadas de estacionamento.

É possível carregar o veículo também em residências nas tomadas de 110V e 220V, que levam 3 até à 20 horas para uma carga completa, ou seja, variam de acordo com cada dispositivo. Uma recarga pode durar em média de 200 km a 350km na maioria dos carros, porém já existem opções no mercado que prometem autonomias superiores a 400km, variando de acordo com o modelo do veículo e da capacidade da bateria.

Vantagens do carro elétrico

  • Sem emissão de gases poluentes: os carros elétricos não emitem gases do efeito estufa ou poluentes, tonando-se uma alterativa sustentável preservando o meio ambiente.
  • Baixa manutenção: o carro elétrico não necessita de troca de óleo frequente e o motor é produzido com menos peças, o que torna a necessidade e o custo de manutenção baixo, comparado aos veículos tradicionais.
  • Capacidade: o motor elétrico é cerca de 3 vezes mais eficiente que o motor movido a gasolina.
  • Economia: o carro elétrico é capaz de percorrer a mesma distância que um veículo tradicional com apenas um terço do valor do combustível utilizado pelo motor a combustão.
  • Menor carga tributária: o imposto para importação de carros elétricos foi zerado pelo Governo Federal no Brasil, além de alguns estados do país concederem desconto ou até mesmo isenção do IPVA para este tipo de veículo.

Vistoria veicular para carro elétrico: é obrigatório?

A obrigatoriedade da Vistoria de Transferência (ECV) não muda para carros elétricos nas transações de compra e venda. Além disso, no caso de carros elétricos usados ou seminovos, é possível realizar a Vistoria Cautelar para verificação do conjunto estrutural, histórico e documentação do veículo.

Na Super Visão, é possível realizar a Vistoria Certicar®, um serviço exclusivo que, além de analisar todos os itens da Vistoria Cautelar, são analisados mais de 180 itens do veículo, que avaliam a qualidade da pintura do veículo, se motor, chassi e câmbio são originais, se o veículo já foi batido e todo seu histórico de sinistros do veículo, tudo para que você adquira o seu carro elétrico com tranquilidade e faça uma boa negociação.

Por meio da análise de todo o conjunto de identificação, do chassi, câmbio, vidros, etiquetas até o motor do veículo, além da investigação do conjunto estrutural: longarinas dianteiras e traseiras, painel dianteiro e traseiro, painel dash, laterais, teto e outros, e exame do cadastro do veículo nos órgãos competentes, junto com a pesquisa do histórico, especificações de fábrica e quaisquer restrições ou fraudes, a vistoria da Super Visão evita que você seja enganado e caia em golpes ao negociar um usado ou seminovo.

Ao realizar a Vistoria Certicar® na Super Visão, você garante que não está sendo enganado na negociação do veículo usado ou seminovo. A vistoria Certicar® é ainda mais completa que a Vistoria Cautelar e mostra tudo o que aconteceu com o carro antes de chegar até você. Saiba mais sobre o serviço de Vistoria Certicar® da Super Visão! Com mais de 180 unidades por todo o país, encontre a Super Visão mais próxima de você e compre seu carro elétrico com total segurança e tranquilidade.

Depois de tanta informação, ficou fácil entender como funcionam os carros elétricos, não é mesmo? E, se você decidiu comprar um carro elétrico depois de ler este artigo, passe em uma unidade Super Visão para ter certeza de que está fazendo um bom negócio!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem você conhece!

Compartilhe este post