Transferência de veículo: Confira os documentos necessários

Na hora de vender ou comprar um veículo muitas dúvidas podem surgir principalmente quanto ao processo necessário para a transferência, inclusive quanto aos documentos necessários para transferência de veículo.

Essa rotina pode se tornar ainda mais cheia de perguntas quando o movimento de compra e venda é feita por particulares. Afinal, quando compramos ou vendemos um carro ou moto em concessionárias e revendedoras, todo o processo é conduzido pelos profissionais. Então, vamos fazer uma lista dos passos necessários e os documentos imprescindíveis.

Como deve ser feita a transferência de veículo?

Assim que for realizada a venda, o novo proprietário deve fazer os trâmites em até 30 dias. Se esse prazo vencer, haverá multa, assim como está descrito no artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro. Então, dentro deste período, é preciso ter os documentos necessários para transferência de veículo que são:

  • Documento de identificação pessoal como RG ou CNH, CPF e comprovante de endereço – original e cópia simples;
  • Comprovante original de pagamento de débitos do veículo, incluindo multas, impostos e encargos;
  • Formulário Renavam que você preenche no site do Detran em duas vias originais preenchidas;
  • Laudo de vistoria de transferência veicular original emitida por uma ECV;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) original, devidamente preenchido e com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador

O CRV deve ser apresentado em cartório preenchido e com a presença do vendedor e do comprador para ser feito o processo de firma reconhecida por autenticidade de ambos.

E atenção: veículos em outras características como blindado, com alteração de modo de combustível para GNV,  com leasing, adquirido em leilão, com bloqueio de sinistro, adquirido em concessionária, parte de divisão de bens de pessoa falecida, entre outras particularidades necessitam de outras documentações adicionais. O site do Detran SP indica.

Documentos em mãos, e agora?

Depois de reunir os documentos necessários para transferência de veículo e pagar as taxas de transferência veicular e o licenciamento do ano, caso não tenha sido pago, é só dar entrada no Detran de São Paulo e seus postos de atendimento no Poupatempo.

Normalmente é necessário o agendamento desse tipo de atendimento e serviço. Para isso, é só entrar no site do Poupatempo.

Importância do laudo de transferência

Antigamente, um dos comprovantes exigidos para a transferência era o decalque do número do chassi do motor do veículo. Por conta da facilidade de alterações e processos indevidos, o laudo de transferência veicular se tornou obrigatória.

No laudo de transferência, os profissionais da empresa credenciada pelo Detran do estado irá analisar a gravação do número de motor e chassi de acordo com o padrão do fabricante, comparando com as bases de dados oficiais.

Além disso, é feita também a avaliação de itens de segurança e documentos do veículo atestando a qualidade e validade destes, sempre de acordo com os procedimentos e legislação vigente.  

O laudo e seu resultado é emitido com dados e fotos do veículo e os itens acima descritos.

A Super Visão é referência na emissão de laudos de transferência e vistorias veiculares. sendo assim uma ECV – Empresa Veicular certificada pelo Detran de São Paulo ofertando um serviço de qualidade com valores competitivos. São mais de 140 unidades distribuídas por todo o país. 

 Clique aqui e confira a unidade mais próxima de você.

Compartilhe este post