Royalties: O que é e como ela impulsiona o sucesso da sua franquia

Tudo o que você precisa saber sobre Royalties antes de abrir uma franquia

Royalties são uma quantia paga por alguém a um proprietário pelo direito de uso, exploração e comercialização de um bem. No Franchising, os royalties são uma taxa cobrada do Franqueado pelo direito de usufruir da marca e faz parte da lista de despesas da operação de uma franquia 

A franquia é um modelo de negócio que consiste na venda da licença de uso de uma marca envolvendo o seu know-how, as estruturas, as rotinas e serviços desenvolvidos ou produtos fornecidos pelo Franqueador.  

Continue lendo para entender como funciona os royalties no Franchising e a importância de incluir nas despesas da operação do negócio.  

 

Royalties em franquias: o que são e como funcionam? 

Os royalties é a taxa regulamentar da Franqueadora sobre o faturamento da franquia. Geralmente, corresponde a uma porcentagem do faturamento bruto ou líquido da franquia, valores fixos ou diferentes combinações de tipos de taxas e serve como recurso para que a Franqueadora faça a manutenção e expansão do negócio, investimento em suporte e treinamento para a rede.  

A frequência e os termos de pagamento dos royalties também variam e devem ser estipulados na Circular de Oferta (COF) e no contrato de franquia 

 

Os modelos de cálculo mais comuns de Royalties 

  1. Porcentagem do faturamento bruto, líquido ou receita: O franqueado paga ao franqueador um percentual fixo sobre o faturamento bruto, líquido ou sobre a receita da franquia, geralmente de forma mensal; 
  2. Valor fixo: Neste modelo, o franqueado paga um valor fixo para o Franqueador, independente do faturamento ou da rentabilidade da franquia, já estabelecido no contrato de franquia; 
  3. Porcentagem + Valor fixo: é a combinação entre um valor fixo e uma porcentagem do faturamento bruto, líquido ou receita da franquia. 

 

Qual a importância dos royalties? 

No Franchising, a abertura de uma franquia, trata-se da concessão do direito de exploração de um modelo de negócio e de uma marca que deu certo. Mas, para que essa marca e modelo de negócio alcançasse esse sucesso, o Franqueador investe muito no desenvolvimento das melhores práticas de gestão e esse processo é custoso. Por esse motivo, para que o Franqueador mantenha o sucesso do modelo do negócio, ofereça suporte aos franqueados e continue em expansão, os royalties e outras taxas que possam ser cobradas das franquias servem para cobrir os gastos que a rede possui e ainda gerar lucro para a expansão do negócio.  

 

Além da compensação pelo uso da marca, o Franqueador poderá investir em todas as áreas da rede, como: 

 

  • Suporte e Treinamento: investimento na atualização de sistemas, programas de capacitação, suporte técnico e treinamentos.  
  • Crescimento e expansão da rede: Ampliação da rede de franquias, possibilitando ao franqueador atrair novos franqueados, inaugurar mais unidades e fortalecer sua presença no mercado. 
  • Manutenção da qualidade e padronização: Investimento no monitoramento e manutenção da qualidade dos serviços e/ou produtos da marca e da padronização em toda a rede de franquias, garantindo a satisfação do cliente e a fidelidade à marca. 

 

Se você estiver considerando abrir uma franquia, é essencial examinar cuidadosamente a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela, são obrigatoriamente detalhados o investimento inicial estimado, os royalties e outras taxas. Em algumas redes de franquia, além dos royalties, é cobrado uma taxa para o Fundo de Marketing, verba utilizada no desenvolvimento de estratégias de marketing, como a criação de campanhas publicitárias, promoções e materiais de marketing que aumentem a visibilidade e reputação da marca, o que beneficia diretamente toda a rede de franquias 

 

Além disso, a COF também descreve os custos das instalações, equipamentos e estoque inicial. Este documento serve como base para o franqueado compreender os recursos necessários para iniciar o empreendimento e estimar os gastos contínuos. 

 

Procurando uma franquia para investir? Saiba por que a Super Visão pode ser a sua melhor escolha! 

A Super Visão utiliza metodologia própria e conta com uma rede de franquias com mais de 17 anos de experiência e mais de 180 unidades espalhadas por todo Brasil. Os franqueados da Super Visão recebem todo apoio e treinamento necessários para a abertura da franquia e suporte para gestão do negócio no dia a dia. Além disso, contam com vantagens como suporte nas áreas de marketing, operações, consultoria de campo e gestão, credenciamento, RH, financeiro, jurídico, assessoria de imprensa e muito mais.  

Ao optar por investir em uma franquia da Super Visão você escolhe um conceito forte desenvolvido por uma empresa que comanda o mercado de vistorias veiculares.   

Ao lado da Vistoria Cautelar e de Transferência, a Super Visão possui um portfólio completo composto por mais de 8 tipos de vistorias entre eles, um serviço exclusivo a Vistoria Certicar®, responsável pela análise completa do veículo: avaliação de pintura, funilaria, acessórios, condições estruturais, checagem do chassi, motor, câmbio e ainda colocamos à prova o histórico do veículo (roubo, furto, sinistros e leilão).  

Quer fazer parte desse time de franqueados de sucesso? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de expansão no link: supervisao.com/franquiasou através do WhatsApp da equipepara saber mais e seja você também um empreendedor de sucesso do setor automotivo com a Super Visão!  

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem você conhece! 

Compartilhe este post