Em meio à crise econômica, o sistema de franquias chama atenção porque continua apresentando consecutivo crescimento.
Segundo relatório divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor apresentou crescimento superior ao de varejo no primeiro trimestre de 2019. O aumento de 7% movimentou aproximadamente 41 bilhões de reais.
O que é uma franquia?
O sistema de franquia funciona como uma estratégia benéfica tanto ao franqueador quanto ao franqueado.
Para isso, o dono da marca concede ao franqueado uma fração de seu negócio. Normalmente, ele passa a ter direito a:
- Usar a marca;
- Usar a patente;
- Infraestrutura;
- Know-how;
- Distribuir produtos ou serviços daquela empresa;
- Tecnologia de implantação e administração do negócio.
Por um lado, o franqueado conta com uma oportunidade mais segura e acelerada de crescimento do negócio. Por outro, o franqueador ganha a possibilidade de expandir sua empresa ou marca.
Apesar disso, essa relação não caracteriza um vínculo empregatício entre as partes. Ao contrário, a franchising opera com uma relação de interdependência.
Enquanto a franqueadora responde pelo suporte aos franqueados, estes são responsáveis pela funcionamento da loja, assim como pelas vendas efetuadas.
O que considerar antes de abrir uma franquia?
Alguns fatores devem ser considerados antes de abrir uma franquia, para que isso corresponda às suas expectativas. Nesse processo, ter cautela e planejamento faz toda a diferença.
Em primeiro lugar, é preciso verificar se você tem afinidade com o serviço ou produto comercializado por aquela marca. Você consegue se visualizar realizando as atividades requeridas para o dia a dia daquele negócio?
Em segundo lugar, é preciso analisar se você corresponde ao perfil procurado pela franqueadora. Você já teve experiências com projetos de empreendedorismo?
Além disso, é importante pesquisar acerca do passado da empresa, número de franquias e seu desempenho no mercado. Quanto maior a credibilidade, melhor.
Por fim, leve em consideração a experiência dos franqueados e o suporte oferecido. Existem consultores, treinamentos?
A escolha de uma franquia pode levar em consideração muitos fatores subjetivos, que consideram afinidades e aptidões. Porém, é preciso muita comparação e estudo sobre os fatores objetivos, como trajetória e retorno do negócio.
Qual franquia investir em 2019?
Segundo a ABF o setor de serviços automotivos e vendas da indústria automobilística aumentaram 11,4% no 1º trimestre de 2019 em relação ao mesmo trimestre de 2018.
Dessa forma, o sistema de franquias apresenta potencial de crescimento, com o setor automotivo como um dos destaques. Que tal aproveitar essa conjuntura para se tornar um franqueado no segmento de vistorias automotivas?
A Super Visão é pioneira nesse segmento. Desde 2005 busca aperfeiçoar seus processos, possuindo um know-how vasto acerca da área. Mas só isso não é o bastante, é preciso repassar esse conhecimento aos franqueados.
Por isso, a Super Visão conta com um amplo suporte aos franqueados, em diversas áreas do negócio. A consultoria passa pelas áreas do marketing, operações, gestão, financeiro, jurídico, treinamento, entre outros.
Sobretudo, é a marca líder do segmento de vistorias automotivas. Esse é o melhor cenário para que o franqueado utilize a credibilidade de uma marca, que nesse caso é referência no assunto.
Além de tudo, o que faz a Super Visão ser uma excelente opção de franquia é o fato de exigir um investimento baixo, com retorno financeiro rápido.