Entenda o novo procedimento para a transferência de veículo sem sair de casa
Mais uma novidade no mercado de vistoria veicular! Desde o dia 18 de outubro deste ano, com a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos em meio digital (ATPV-e) de automóveis de carga que tem documento digital, já é possível assinar a transferência de veículos digitalmente.
Ou seja, se você precisa realizar a transferência do seu veículo antes de vendê-lo para o próximo proprietário, não será mais necessário sair de casa. Basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e seguir o passo a passo. Continue a leitura e saiba mais:
Quando a ATPV-e é exigida?
A transferência de veículos por meio da ATPV-e deverá ser feita nas situações em que o veículo possui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e), que passou a ser expedido obrigatoriamente desde janeiro de 2021. Assim, de acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a ATPV-e apenas será fornecida se o registro ou a transferência do veículo tenha se sucedido a partir de 04/01/2021. Desde o licenciamento, atos de registro, transferência, remarcação de chassi, mudança de propriedade do motorista até a alteração de características ou categoria do automóvel.
Quanto aos locais em que o procedimento está permitido, é bom destacar que o serviço por meio da CDT por enquanto se encontra disponível nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia.
Como é feita a assinatura para a transferência do veículo?
Para assinar a autorização para a transferência de veículo entre pessoas físicas sem ter que reconhecer firma no cartório, os vendedores e compradores devem ter uma conta cadastrada na plataforma digital Gov.br, para que o login fique armazenado no aplicativo da CDT.
Após fazer o download do serviço da ATPV-e no site do Detran, o usuário terá acesso eletrônico à assinatura pelo e-Not Assina, novo módulo de assinaturas digitais dos Cartórios de Notas. Vale lembrar que, se ainda não tiverem certificado digital notarizado, tanto o vendedor quanto o comprador do veículo poderão emitir gratuitamente e online em um Cartório de Notas de sua preferência.
Em seguida, o Cartório de Notas enviará o documento digital para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), comunicando a transferência do veículo. Para dar continuidade ao processo, o comprador terá que solicitar a transferência, encaminhando a ATPV-e assinado diretamente no site do Detran. Essa nova modalidade deixa a transferência de veículo muito mais rápida e prática, além de não gerar nenhum custo para os envolvidos.
Cuidados na negociação
Agora que você entendeu como irá funcionar a atualização que deixará a transferência de veículo menos burocrática, falta ter acesso a todas as informações sobre o seu futuro carro para que você tenha certeza que pode dar andamento à compra e fugir de eventuais fraudes ou golpes.
Pois é, tão importante quanto cumprir corretamente o passo a passo da assinatura de transferência de veículo, é ir atrás da vistoria veicular antes de fechar o negócio. Dessa forma, você consegue assegurar toda a transparência e confiabilidade nessa etapa, evitando dores de cabeça a curto e longo prazo.
Vistoria veicular para transferência de veículo
Se você deseja adquirir um carro usado ou seminovo, o serviço de vistoria veicular para transferência de veículo da Super Visão produz um laudo completo do veículo que você pretende comprar, atendendo toda a legislação vigente e deixando simples e fácil esse momento de finalmente dizer sim ao carro assim como a assinatura digital pela ATPV-e.
Inclusive, o documento obrigatório para regularização ou transferência do veículo será analisado, ao lado da avaliação da numeração do motor e do chassi, checagem das etiquetas ETA, seguindo os padrões do fabricante e o cadastro nacional do veículo e procedimentos em conformidade com a resolução 466/2013, que estabelece o exercício da atividade de vistoria de identificação veicular.
Apenas profissionais altamente qualificados como os da Super Visão, por exemplo, podem garantir que a transferência do veículo seja feita de maneira ágil e segura, detectando qualquer sinal de irregularidade que o proprietário antigo do automóvel possa ter deixado passar e oferecendo todo o suporte e cuidado que você procura.
Referência no mercado automotivo, a Super Visão possui mais de 180 unidades construídas ao longo dos 17 anos de história, com um trabalho que cumpre todos
os requisitos nesse setor. Além da vistoria de transferência de veículo, temos à disposição dos nossos clientes a Vistoria Certicar®, um dos diferenciais da nossa empresa, que conta com o exame total do automóvel, das condições estruturais como a pintura, os pontos de identificação e acessórios, sem contar, é claro, o histórico do veículo (roubo, furto, sinistros e leilão).
Antes de baixar o seu aplicativo para a ATPV-e, conheça todos os serviços da Super Visão e encontre a unidade mais próxima da sua região. Agende já a sua vistoria veicular e fique tranquilo para comprar seu usado ou seminovo de qualquer lugar do Brasil.
Ficou com alguma dúvida sobre a assinatura digital de transferência de veículo? Entre em contato conosco agora mesmo e não se esqueça de compartilhar o passo a passo com seus amigos e familiares!