Pagamento do IPVA 2022

Saiba tudo sobre o IPVA para começar o ano com os impostos em dia!

Ninguém quer começar um novo ciclo com dívida, não é mesmo?! Então, para começar o ano com o pé direito, é preciso manter o pagamento dos impostos em dia! Por isso, hoje explicaremos tudo sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já que ele é cobrado no início do ano, para que sua única preocupação com seu veículo seja mantê-lo bem conservado. Ah, e vale para todos os tipos, hein? Carro, moto, caminhão e  ônibus. Veja abaixo!

O que é o IPVA e para o que ele serve?

Como dito acima, IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é um imposto anual cobrado pelos governos dos estados do Brasil para substituir a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU), que era utilizada para melhoria de ruas e transportes. O IPVA, no entanto, é dividido entre Estado, Município e Governo Federal e é aplicado de acordo com a necessidade, seja em mobilidade, educação ou saúde.

Como funciona a cobrança desse imposto?

Para calcular o tributo, é avaliado o preço de mercado do automóvel pela tabela Fipe. O Estado verifica o valor que o veículo pode ser vendido e calcula uma taxa em cima desse preço – que pode variar entre 1,5% até 4%. – Assim, carros mais caros pagam mais imposto do que carros mais simples, por exemplo.

Mas não é só o valor do automóvel que influencia no preço do imposto. Cada Estado tem sua forma e prazo de pagamento. Em São Paulo, por exemplo, é necessário pagar em uma agência bancária ou pelo site do banco e a data varia de acordo com a placa. Já em Minas Gerais, o pagamento pode ser feito em terminais de autoatendimento ou em guichês de bancos autorizados. No Rio de Janeiro, por outro lado, o tributo é pago somente através de boleto bancário.

Todas as tabelas de vencimento e valores devem ser consultadas no site da Secretaria da Fazenda de cada Estado.

Para consultar e realizar o pagamento, é necessário ter em mãos o número da placa, o CPF do proprietário(a) do automóvel e, principalmente, o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que é o número que identifica o veículo no documento.

Atente-se aos prazos da sua região, pois algumas formas de pagamento concedem descontos! Veja mais abaixo.

Formas de pagamento

Embora o IPVA seja uma cobrança anual, é possível quitar a dívida à vista ou parcelado na maioria dos Estados. O parcelamento foi permitido em vista da alta nos preços dos carros usados que estão valorizados na pandemia. Mas, caso opte pelo pagamento à vista, é possível conseguir um bom desconto! E ainda se poupa dessa preocupação pelo resto do ano!

O desconto também é válido para quem regularizar o pagamento até o prazo final estipulado. A cada mês, a porcentagem do desconto diminui e, após o prazo final, é acrescida uma multa por cada dia de atraso + juros no valor do imposto. Ou seja, é melhor quitar o quanto antes a pendência para não virar uma bola de neve, certo?

Lembre-se de verificar as condições de pagamento no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado!

E o que acontece se não pagar o IPVA?

Não pagar o imposto pode levar à inadimplência! Além disso, o nome do proprietário(a) pode acabar inscrito no Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados), o que impede o ganho de créditos usando a Nota Fiscal Paulista, por exemplo. E não é só no Cadin! Em caso de não pagamento, a Procuradoria Geral do Estado pode fazer a cobrança e, se mesmo assim a dívida permanecer, contrai-se uma dívida ativa.

IPVA para PCDs

Pessoas com deficiência são isentas de pagar o IPVA, sabia? Neste ano de 2022, a isenção se tornou mais abrangente no Estado de São Paulo e foi estendida para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Porém, a isenção é válida apenas para veículos de até R$ 70 mil reais. Acima desse valor, o pagamento do imposto é no preço integral para todas as deficiências.

É preciso estar com tudo em dia!

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um requisito básico para o licenciamento do veículo. Ou seja, sem IPVA em dia, sem circulação!

Assim, na transição de carros usados, é extremamente importante verificar os documentos, a quitação dos impostos e transferir o documento do veículo para o novo proprietário. Essa atenção deve ser de ambas as partes na compra e venda, pois a não transferência de documentos ou quitação de pendências podem trazer muita dor de cabeça. Lembre-se que o veículo é mais do que aparência e performance!

Pensando nisso, a Super Visão desenvolveu a melhor vistoria veicular do mercado para auxiliar na compra e venda de carros usados e semi-novos. A Vistoria Certicar® faz a análise de pintura, funilaria, conjunto estrutural, conjunto de identificação, presença de itens acessórios e o histórico do automóvel.

Além dessa vistoria completa, outros serviços como a Vistoria Cautelar e o Laudo para Transferência também são oferecidos, com agendamento on-line e até atendimento por delivery.

Agora, atente-se aos prazos da sua região, cheque a poupança e não se esqueça de regularizar o IPVA! Ainda está no começo do ano e, por isso, o limite máximo para pagamentos sem multa ainda não chegou!

Se interessa por conteúdos automotivos como esse? Então continue acompanhando o nosso blog!

Contatos

Site: www.supervisao.com

Telefone: (11) 4064-3083

WhatsApp: (11) 2295-5950

E-mail: [email protected]

Compartilhe este post