O golpe do falso intermediário se tornou comum. Você conhece?

Veja como funciona o golpe que engana vendedor e comprador com um suposto intermediário

A cada dia surge um golpe novo, não é mesmo? Por isso, é importante estar preparado! Especialmente em situações de compra online, em que é preciso um pouco mais de confiança no vendedor, toda precaução é válida para evitar cair em golpes. Mas, mesmo em casos em que é possível testar o carro pessoalmente, como no caso que vamos ver a seguir, é possível ser vítima de um golpe. Então, no fim das contas, a melhor coisa a se fazer antes de qualquer negociação, é se informar, concorda?!

Há pouco tempo, em uma matéria do Fantástico, foi relatado sobre o golpe do falso intermediário, uma ação muito comum principalmente na compra e venda de carros. Basicamente, o golpista consegue enganar o verdadeiro vendedor do veículo e o interessado na compra, ficando com o dinheiro da negociação. Veja como o golpe acontece!

Como funciona a primeira parte do golpe do falso intermediário

Ao procurar um veículo para venda pela internet, o golpista escolhe um anúncio e se mostra interessado em adquirir o carro. Essa é a desculpa para ele entrar em contato com o vendedor e fazer perguntas sobre o veículo. Assim, com todas as informações necessárias para realizar o golpe, é criado um novo anúncio, com as mesmas características, porém, com um preço mais baixo do que o do anúncio original e com o telefone dele para contato. Esse é o primeiro sinal de alerta!

Dessa forma, se encontrar algum anúncio que mostre um carro que tenha as mesmas características, mas o preço esteja mais baixo, desconfie, pois pode ser um golpe. Ah, e lembre-se de sempre checar o preço da tabela do veículo, pois ninguém de confiança e com um veículo em boas condições, venderá com um preço abaixo da tabela, ok?!

Agora, vamos para a segunda parte do golpe.

Como o golpista engana duas vítimas ao mesmo tempo

Após entrar em contato com o vendedor, o golpista espera alguém se interessar pelo anúncio falso. E é aí que começa o problema! O golpista se passa por parente do real vendedor e diz ser um intermediário da negociação. Assim, o principal mecanismo do golpe é fazer com que vendedor e comprador não se comuniquem.

Então, o comprador consegue realmente marcar um encontro para ver e testar o carro, andar e até conversar com o vendedor real do veículo. Porém, nesse momento, o golpista está em cena e garante que ambos – vendedor e comprador – não conversem sobre preço e negociações nesse sentido. Essa é a parte principal do golpe.


O desfecho da história, você já sabe…

Por ser realmente um veículo que está à venda e sendo o vendedor uma pessoa honesta, é realmente difícil haver suspeitas de um possível golpe durante a negociação. De forma que, ao se dirigirem ao cartório e serem informados de que o intermediário não poderia estar presente, o comprador e o vendedor não enxergam problemas.

Porém, o falso intermediário passa a conta de uma terceira pessoa – um laranja – para o comprador depositar o dinheiro e, quando o vendedor real não recebe o dinheiro, se recusa a assinar o recibo. É nesse momento, então, que ambos percebem terem sido vítimas de um golpe!

Mesmo com a polícia acionada, o golpista sumiu e ambos ficaram no prejuízo.

Por trás do golpe

O golpista diz ao comprador ser cunhado do real vendedor e estar intermediando a compra. Enquanto que, para o real comprador, diz que ficará com o carro para vender para o ex-funcionário dele e, por esse motivo, pede para mostrar o veículo apenas e não entrar em detalhes de preço com o comprador.

Assim, ele garante que não haverá comunicação entre ambos e conclui o golpe com sucesso.

Como evitar cair em golpes de venda e compra online

  • Verifique toda a documentação do automóvel;
  • Desconfie de ofertas muito vantajosas;
  • Não faça pagamentos antecipados;
  • Analise a quilometragem do veículo;
  • Verifique se o carro já esteve em um leilão;
  • Preencha o CRV e leve ao Detran;
  • Converse com todos os envolvidos na venda e compra online;
  • Consulte as restrições jurídicas do veículo;
  • Peça pela vistoria cautelar do carro.

O golpe do falso intermediário foi apenas um exemplo recente do que pode acontecer, mas é importante prestar atenção em diversas questões, pois há diversos tipos como o golpe na quilometragem, o golpe da falsa venda consignada ou o golpe do anúncio clonado.

A Super Visão pode te ajudar com uma boa parte das precauções que você precisa tomar antes de comprar um veículo para não cair em nenhum desses golpes!

Nós oferecemos a vistoria mais completa do mercado, que é a nossa Vistoria Certicar®. Além disso, também realizamos a Vistoria Cautelar e o Laudo para Transferência. Nosso objetivo é ajudar com a sua segurança e eliminar a maior parte das preocupações da compra online!

Se você já é nosso cliente, já sabe que agora possuímos agendamento online para agilizar o seu atendimento. Mas se você é novo por aqui, dê uma olhada em nosso site!

Contatos

Site: www.supervisao.com

Telefone: (11) 2295-5950

WhatsApp: (11) 2295-5950

E-mail: [email protected]

Compartilhe este post