Você sabe qual o passo a passo para adquirir o carro usado dos seus sonhos?
Junto com ter a casa própria e viajar, conquistar o próprio veículo é um desejo comum da maioria das pessoas. É o que diz uma pesquisa da Fiserv, uma empresa de tecnologia de serviços financeiros: comprar um carro faz parte dos três maiores sonhos de consumo dos brasileiros.
Um dos fatores que podem te ajudar a realizar o objetivo do primeiro automóvel é entender como se dá a busca por um carro usado ou seminovo, já que é possível fazer ótimos negócios nesse mercado!
Além de passar a fazer parte da identidade do piloto, ter a posse de um carro usado ou seminovo também pode ser uma das principais ferramentas de amadurecimento do condutor(a).
Se você também está no grupo daqueles que não veem a hora de saírem motorizados por aí, confira as dicas que a Super Visão separou para ter em mãos o seu carro usado:
Planejamento
Antes de entrar na jornada de achar o veículo ideal, vale pensar bem o que mais faz sentido na sua rotina. Defina as suas prioridades, como conforto, boas condições de uso, equipamentos, design, entre outros. Saber o que mais te agrada facilita bastante na hora de analisar qual carro usado ou seminovo se encaixa perfeitamente na sua vida.
Nesse caso, o orçamento que cabe no seu bolso é uma das maiores vantagens do carro usado ou seminovo, mas é sempre importante avaliar com cuidado cada oferta que chegar até você.
Após ter o seu planejamento financeiro encaminhado — já visando a manutenção, seguro, combustível e toda a documentação do veículo — e listar os pontos que mais fazem a diferença, como qual será sua frequência de uso e distâncias percorridas, pesquise em sites e lojas confiáveis da sua região.
Carro usado x seminovo
Um carro seminovo é o que teve somente um dono até então e com menos de três anos de uso, enquanto o carro usado, apesar de ter mais chances de apresentar itens trocados ou marcas de uso, também é uma excelente alternativa para se tornar o seu primeiro veículo.
É interessante verificar a quilometragem também, pois um carro usado com menos de 100 mil km rodados tem a tendência de estar com melhores aspectos externos e internos, evitando problemas lá na frente.
Seja em concessionária ou direto do proprietário, lembre-se de ter certeza de que está tudo correto em relação ao histórico do veículo e fazer todas as perguntas que sentir necessidade a respeito de seus pontos técnicos, como, por exemplo, se ele já passou por acidentes ou sofreu algum dano mecânico.
Outros cuidados básicos
Por se tratar de um carro usado, é indispensável fazer o test-drive, certo? Afinal, você precisa descobrir se ele realmente é o automóvel mais adequado para aquilo que você está procurando.
Observe os detalhes nos bancos, os barulhos ou ruídos, se ele te traz conforto ao dirigi-lo, se a altura está boa e se não balança muito durante o uso. Também veja se o pneu não possui nenhum defeito, assim como outros possíveis danos, arranhões ou batidas.
Nunca é demais ressaltar que, carro usado ou seminovo, atenção máxima para o “barato que sai caro”. Ou seja, fuja de propostas que parecem atrativas a princípio, mas no fim das contas só vão te trazer mais dor de cabeça.
No entanto, se o cenário é o oposto, em que você se deparou com o carro usado que cumpre todas as suas expectativas mas está um pouco fora da sua estimativa financeira, muitas vezes vale a pena tentar alguma negociação com o vendedor: não apenas no valor total, mas também quanto às condições de pagamento.
Como é o seu primeiro veículo, tenha em mente que, com um pouco de zelo e paciência durante o processo, dá para obter um carro usado que esteja dentro da faixa de preço imaginada, atenda às suas necessidades, seja funcional e tenha tudo a ver com a sua personalidade.
Vistoria veicular
Tomada a decisão, a vistoria do carro usado é fundamental para te ajudar nesse momento tão esperado de checagem do seu primeiro veículo, ainda mais nos aspectos que demandam o parâmetro de um profissional. Antes de você comprá-lo, é a vistoria veicular que vai garantir a procedência do automóvel, e permitir que você chegue em casa com um carro usado que tenha tudo no lugar. Como todo cuidado é pouco, certifique-se de contratar um serviço que consiga investigar a maior variedade de particularidades do automóvel para que não haja dúvidas de que não é um carro clonado ou adulterado.
Entre as características averiguadas na vistoria veicular, estão os atributos estruturais como a originalidade do chassi, motor e câmbio, funilaria, pintura, luzes e a presença e funcionamento de outros itens e acessórios.
Com isso, você terá acesso a um laudo repleto de informações sobre a qualidade da situação física e documental do seu veículo, impedindo possíveis complicações que você não havia identificado anteriormente ao considerar a compra de um carro usado.
E é aí que a Super Visão oferece todo o suporte que você precisa ao fazer a compra do seu primeiro carro. Dentre as principais soluções da Super Visão, estão a Vistoria Cautelar e a Vistoria Certicar® – a mais completa do mercado.
Com mais de 16 anos no mercado, a Super Visão é a melhor opção para você se assegurar de que está comprando um carro usado que não trará nenhum tipo de prejuízo.
Conhece outras pessoas que também querem comprar o seu primeiro carro? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque seus amigos!