Manter a documentação do carro em ordem é questão de segurança para o proprietário do veículo.
Já imaginou receber multas de trânsito referentes a imprudências com um carro que já não é mais seu?
Ou pior, ter o veículo envolvido em denúncias de crime e ter que provar que ele já não lhe pertence?
Pois é com a regularização da documentação na transferência de propriedade do veículo que todos estes pesadelos podem ser evitados.
Na verdade, a atualização do documento do carro não deve ser feita apenas na compra ou venda. Ela também se aplica em casos de alterações nas características do veículo, como por exemplo a cor, e também para atualização de endereço com mudança de município.
Mas é no momento da transferência de propriedade que é obrigatória a realização de uma vistoria especializada e regulamentada pelo Detran.
Prejuízos relacionados a documento de carro irregular
Multas e infrações de trânsito ou ocorrências criminais que envolvem o uso do carro serão atribuídas à pessoa nomeada no documento. Ele é chamado de Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Para entender porque é tão importante estar com o documento do carro em dia, saiba que as consequências. Elas vão de multas e pontos na carteira até a suspensão da CNH ou mesmo apreensão do veículo.
O licenciamento do veículo, com renovação anual, é fundamental para garantir autorização para a circulação do veículo.
Este procedimento é composto pelo pagamento do IPVA, do DPVAT (seguro obrigatório) e da taxa de expedição do novo documento.
Se houver multas no momento do licenciamento é necessário a quitação de todos os débitos. Caso contrário, não será expedido um novo documento com a validade do ano vigente.
Transferência de veículo
Normalmente a necessidade de regularizar o documento do carro é mais lembrada no momento da compra ou venda de carros usados ou seminovos.
Isso acontece porque, para que a alteração de posse seja aprovada pelo Detran, segundo regras do Código de Trânsito Brasileiro, é necessário que o veículo passe por uma vistoria pelo próprio Detran ou por empresas especializados e credenciados pelo Órgão. As chamadas empresas credenciadas de vistoria (ECV).
A melhor vistoria para transferência veicular é com a Super Visão
A vistoria para a transferência do veículo é uma ação prevista em lei e de caráter obrigatório para garantir segurança aos novos proprietários.
Com base no laudo de vistoria é que o Detran irá emitir o novo documento do carro.
A vistoria da Super Visão é realizada por especialistas que há 14 anos se aperfeiçoaram em vistoria automotivas.
Em suas mais de 140 unidades distribuídas pelo país, a vistoria da Super Visão para a transferência veicular é composta pela análise da originalidade da numeração do chassi, motor, itens de segurança e documental do veículo. Identifique uma unidade mais próxima de você e agende a vistoria do seu veículo.