Confira as diferenças entre a locação de veículo e os carros por assinatura
De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), no Brasil, a cada 4,4 habitantes, há um automóvel rodando nas ruas. No dia a dia, ter um veículo na garagem garante, muitas vezes, o conforto, a liberdade e a agilidade no deslocamento.
Entretanto, as burocracias e preocupações envolvidas nos processos de compra, manutenção e venda de um carro tem feito com que os consumidores busquem outras alternativas, sem abrir mão da facilidade de se ter um veículo sempre à disposição.
Entre estas alternativas estão a locação de veículo e os carros por assinatura. O aumento exponencial destes dois serviços confirma que a relação entre as pessoas e os automóveis têm gradativamente mudado: a posse tem dado lugar ao uso. Estes serviços apresentam-se como soluções para os “fardos” de se possuir um carro. Siga a leitura e entenda mais sobre a locação e os carros por assinatura:
Locação de veículos
O serviço de locação de veículos é mais antigo que o de carro por assinatura, assim como mais conhecido por todos. Bastante comum e utilizado para viagens em épocas de feriado e fim de ano, neste serviço o consumidor escolhe o modelo do automóvel, normalmente usado, e as datas específicas de retirada e entrega do veículo para a locadora.
Diferentemente dos carros por assinatura, o serviço de locação é usualmente escolhido quando o carro é necessário somente por um curto período, seja por dias ou semanas.
A principal vantagem da locação de veículos é que, pelo fato do carro estar disponível ao consumidor por apenas um pequeno espaço de tempo, este não precisa se preocupar com impostos e taxas governamentais sob o veículo, além do que, em comparação, o valor do aluguel é muito menor do que o valor de se possuir um carro de fato.
As políticas de locação mudam de empresa para empresa, porém em geral, o consumidor, neste modelo, fica apenas responsável por abastecer o tanque do veículo. Durante seu uso, e também ao devolver o carro para a locadora, o motorista
deve arcar com possíveis multas. Além disso, o veículo deve estar limpo e sem imperfeições no ato da entrega.
Carros por assinatura
Já os carros por assinatura funcionam um pouco diferente do serviço de locação. Apesar de relativamente recente e não tão conhecido, o serviço de carros por assinatura veio para remodelar a relação das pessoas com os automóveis. Como já dito, na assinatura, o uso do veículo é valorizado em detrimento de sua posse.
A quantidade de carros por assinatura tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No Brasil, 13 diferentes empresas já disponibilizam o serviço, muito devido ao aumento do preço dos carros 0km em todo país, além dos juros altíssimos quando se opta pelo financiamento.
A principal diferença entre os carros por assinatura e a locação de veículo é o fato de que o consumidor terá acesso a um automóvel, inicialmente 0 km, por um longo período de tempo, entre meses e até anos.
O serviço chama-se carros por assinatura porque o consumidor paga mensalmente uma taxa pela utilização do veículo. Esta taxa é ligada diretamente ao tempo de uso do veículo, ou seja, na maioria das empresas, quanto mais tempo o consumidor optar por ficar com o automóvel, menos ele pagará por mês para utilizá-lo.
No modelo de assinatura, também, itens como documentação, IPVA, seguro e revisões já estão inclusos no valor total da prestação. O consumidor é responsável, porém, pelas necessidades diárias do veículo, como combustível, estacionamento e eventuais multas.
Após escolhida a empresa locadora e o modelo do carro, o consumidor assina um contrato de utilização do veículo, que varia, normalmente, entre 12 e 48 meses. Algumas empresas, neste contrato, disponibilizam quilometragem livre, ou seja, os km rodados pelo carro por mês não interferem no valor da mensalidade. Porém, é necessário sempre estar atento a possíveis limitações na quilometragem.
Além das vantagens já citadas, nos carros por assinatura, as preocupações com o processo de revenda e também com a depreciação do bem são solucionadas: finalizado o período de acordo, o consumidor tem a possibilidade de trocar de automóvel e abrir um novo contrato, sem precisar pensar em quantos % de seu dinheiro iria perder de ano para ano com a depreciação.
Falando em dinheiro, os carros por assinatura podem sair até 24% mais baratos do que um veículo financiado! Colocando na ponta do lápis todos os custos dos juros cobrados pelo banco, emplacamento, IPVA, DPVAT, licenciamento, seguro, depreciação, manutenção, etc; optar por um carro financiado, muitas vezes, é escolher por perder dinheiro.
Já escolhi entre os carros por assinatura e a locação de veículos, e agora?
Escolhido o serviço, o próximo passo é contatar uma locadora. No momento de decidir qual é a melhor empresa para a sua locação de veículo ou carro por assinatura, não se esqueça: a Super Visão é parceira das melhores locadoras do país!
A Super Visão tem mais de 17 anos no mercado automotivo e se já se consagrou como um nome que é referência em vistorias veiculares.
Em nosso portfólio disponibilizamos a Vistoria Cautelar, Vistoria de Transferência, Vistoria de Pintura, Vistoria de Infração de Trânsito e também nosso serviço exclusivo: a Vistoria Certicar®, que é a mais completa do mercado. Esta vistoria engloba a análise de diversos itens como pintura e funilaria, o conjunto estrutural e de identificação, além da presença de itens acessórios e o histórico do automóvel.
No final das contas, entre a locação de veículos e os carros por assinatura, não existe serviço melhor ou pior, existe o serviço que se enquadra ao seu perfil. Mas para a locação de veículos ou carros por assinatura, escolha sempre por uma empresa que trabalhe com o melhor, escolha uma empresa parceira da Super Visão!
Faça agora mesmo o seu agendamento pelo nosso site e compartilhe em sua rede!
Referências:
https://carbel.com.br/blog-detalhes/diferenca-entre-carro-por-assinatura-e-locacao-de-veiculo
https://motorshow.com.br/carro-por-assinatura-vale-a-pena-confira-um-guia-completo-com-precos-vantagens-e-desvantagens/
https://meoo.localiza.com/blog/post/comprar-alugar-carro-ou-assinar