Entenda quais são as diferenças de vistoria veicular e revisão mecânica.
Pesquisar, avaliar custo-benefício, avaliar o carro pessoalmente, realizar testes, analisar o histórico do veículo… São tantas etapas que no momento de comprar um carro seminovo ou usado surge a dúvida: devo fazer uma vistoria veicular ou visitar um mecânico para uma revisão? A resposta é: os dois.
É comum que os dois sejam confundidos, mas ambos serviços não são apenas diferentes, como essenciais no momento de comprar um carro usado ou seminovo.
Quer entender mais sobre as diferenças de uma vistoria veicular para uma revisão mecânica? Separamos as principais diferenças de um serviço para outro e explicamos a importância de cada um para você! Continue por aqui!
Revisão Mecânica
A revisão mecânica é a avaliação de um mecânico especializado para averiguar as condições de funcionamento de itens importantes do carro como, por exemplo, freios, bateria, motor, pneus e demais peças e sistemas que não estejam apenas ligados ao desempenho do veículo, mas à sua vida útil.
Essa revisão previne que você compre um veículo usado ou seminovo que esteja com problemas mecânicos que possam comprometer o desempenho do carro ou tenha problemas graves no futuro.
Quando fazer?
De modo geral, é aconselhável realizar a revisão mecânica do carro a cada 6 meses ou ao atingir a marca de 10 mil quilômetros. Mas o ideal é seguir as recomendações do fabricante!
Principais itens analisados em uma revisão mecânica
- Motor;
- Freios;
- Transmissão (embreagem, caixa de câmbio, semieixo);
- Sistema elétrico;
- Pneus;
- Velas de ignição;
- Radiador.
Onde e Quem deve realizar a revisão mecânica?
A revisão do veículo deve ser realizada por um mecânico de sua confiança. O ideal é ir a uma oficina mecânica que você já conheça ou por indicação de terceiros.
Vistoria Veicular
A vistoria veicular é uma análise que atesta as condições do carro. Em casos de compra e venda, a vistoria de transferência é obrigatória e exigida pelo Detran para que a alteração de propriedade seja realizada.
A vistoria veicular analisa a documentação do veículo, numeração do motor e do chassi, etiquetas ETA, avalia os itens de segurança e verifica o padrão do fabricante e o cadastro nacional do veículo. A vistoria veicular identifica possíveis irregularidades no veículo, como motor e chassi adulterado, placa clonada, entre outras fraudes.
Além da vistoria de transferência, há a vistoria Certicar®, sendo essa última um serviço exclusivo da Super Visão Vistorias.
Quando fazer?
A vistoria de Transferência deve ser realizada em transações de compra e venda de veículos para alteração de proprietário ou para correção de irregularidades, sempre que alguma modificação ocorrer no veículo para rmanter sua documentação regular.
Principais itens analisados em uma vistoria de Transferência:
- Análise da numeração do motor e do chassi;
- Checagem das etiquetas ETA;
- Avaliação dos itens de segurança do veículo;
- Confronto com o padrão do fabricante e o cadastro nacional do veículo.
Além da vistoria de Transferência, exigida pelo Detran, há outro tipo de vistoria de extrema importância em processos de compra e venda de veículos: a vistoria Certicar®.
Vistoria Certicar® da Super Visão
Na Vistoria Certicar®, oferecida pela Super Visão, você terá acesso ao histórico completo do carro como indício de sinistro, leilão e restrições de comercialização. Em conjunto, o laudo ainda terá uma análise completa do veículo, que vai desde a verificação de itens de identificação, análise estrutural (incluindo todo o escopo da vistoria cautelar) e de funcionamento de itens acessórios até a análise da funilaria e pintura, identificando possíveis amassados, trincados, áreas queimadas e danificadas. Além de ter o histórico completo em mãos, você ainda terá certificado a procedência do carro que está comprando.
Principais itens analisados na Vistoria Certicar®:
- Análise de pintura:
° Pintura em boas condições
° Pequeno amassado, riscado ou ralado
° Amassada, riscada ou ralada
° Batida e/ou danificada
° Com pontos de ferrugem e/ou trincos
° Queimada/em más condições - Originalidade dos pontos de identificação
° Chassi
° Motor
° Câmbio
° Vidros
° Etiquetas de identificação
° Entre outros - Verificação estrutural
° Longarinas dianteiras e traseiras
° Painel dianteiro
° Painel traseiro
° Laterais
° Região do teto
° Demais peças estruturais* - Verificação da presença de itens acessórios
° Ar-condicionado
° Banco bipartido
° Câmbio automático
° Computador de bordo
° Direção hidráulica ou elétrica
° Teto solar
° Vidros elétricos
° Entre outros
Onde/Quem deve realizar a vistoria veicular?
A vistoria veicular deve ser realizada por um vistoriador treinado e capacitado. Na Super Visão, você encontrará profissionais preparados para realizar a sua vistoria, além de poder contar também com a Vistoria Certicar®, a vistoria mais completa do mercado, exclusiva da Super Visão.
Principais golpes que as vistorias da Super Visão te ajudam a evitar.
- Adulteração ou clonagem: causa a apreensão do veículo, perda do dinheiro investido e risco de ser preso pelo crime de receptação;
- Veículo com a estrutura comprometida sendo vendido como seguro e nunca batido;
- Veículo com restrições judiciais que impedem sua comercialização;
- Histórico ruim, com registros de sinistros que depreciam o valor do veículo;
- Condições estéticas e funcionamento de itens acessórios que não condizem com o anúncio.
Independente das diferenças entre a vistoria veicular e a revisão mecânica, ambas são essenciais para ter tranquilidade e segurança ao adquirir um carro seminovo ou usado. Enquanto a revisão mecânica evita problemas futuros em relação ao funcionamento do veículo, a vistoria veicular evita que você caia em golpes e fraudes. Não tem como dizer que uma é mais importante que a outra, não é mesmo?
Agora que você já sabe a diferença entre vistoria veicular e revisão mecânica, não se esqueça: antes de fechar negócio, faça uma vistoria Certicar® na Super Visão, a única vistoria completa do mercado que atesta a procedência do veículo!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem você conhece e está negociando um carro usado ou seminovo!