Comprar carro de leilão é um bom investimento?

Tudo o que você precisa saber antes de optar em comprar um carro de leilão

No momento de comprar um carro usado ou seminovo é necessário atentar-se a diversos fatores, como o consumo de combustível, o índice de depreciação do veículo, o desgaste das peças etc., afinal, tudo estará envolvido nos custos com manutenção após a aquisição.  

Além de todos esses detalhes, o carro ideal precisa caber no bolso de forma que não prejudique a sua vida financeira, certo? É pensando no melhor custo-benefício que muitas pessoas optam por comprar um veículo usado em leilões, podendo chegar até 30% abaixo do valor da Tabela Fipe.  

Mas será que vale a pena comprar um carro de leilão? É possível saber todos os detalhes do veículo antes de comprá-lo?  

Veja tudo o que você precisa saber sobre carros de leilões e seus possíveis riscos antes de tomar uma decisão! 

Como funciona um leilão de carros? 

Em um leilão de veículos, o carro é anunciado com um valor mínimo e, a partir disso, leva o bem quem fizer o maior lance. O pagamento é realizado dentro do prazo estipulado pelo leilão e deve ser à vista, além de contar com uma comissão de 5% relacionada ao trabalho leiloeiro, custos de documentação e guincho do veículo.  

O que faz com que um carro vá a leilão? 

Talvez a pergunta mais comum ao se pensar em leilões de automóveis seja por que alguns veículos vão a leilão e são comercializados por até metade do seu preço? Existem quatro motivos pelos quais o carro pode ir a leilão, que são: 

  1. Falta de Pagamento 

Por ser um investimento de alto valor, muitas pessoas optam por realizar financiamentos para comprar um carro. Portanto, quando o financiamento é fechado, o comprador do bem passa a ser devedor da instituição que cedeu o crédito para a compra do veículo.  

Quando o dono do carro não consegue realizar o pagamento das parcelas, ele é intimado a devolver o bem para a instituição financeira. Para diminuir o prejuízo do financiamento realizado, a empresa realiza um leilão do veículo..  

  1. Carros recuperados de um sinistro 

A ocorrência de sinistros (é quando o veículo sofre algum tipo de dano ou avaria que necessitou da cobertura do seguro) é mais um motivo para um carro ir a leilão.  

O mais comum são veículos que sofreram colisões de média monta, significa uma perda parcial do carro. O bem recebe peças novas para o reparo e funcionamento e o acionamento do seguro é registrado em seu histórico.  

  1. Processos judiciais  

Um dos motivos mais frequentes para o carro ir a leilão são processos judiciais. São veículos apreendidos a partir de processos criminais, de investigação ou pendências na justiça trabalhista ou cível. 

Trata-se de processos que, para o cumprimento de pagamento de algum débito, a justiça determina a apreensão e venda de bens, sendo o destino deles o leilão.  

Neste caso, apesar dos preços serem atrativos, é importante ter atenção com questões judiciais que devem ser finalizadas após a venda no leilão.  

  1. Carro resultado de furto ou roubo 

Carros que foram roubados ou furtados e foram recuperados com a indenização já paga ao dono pela seguradora e por este motivo são leiloados.  

Apesar de ter ressalvas, a maioria dos contratos de seguradoras autoriza a apólice para este tipo de veículo.  

Quais são as vantagens de comprar um carro de leilão? 

  1. Preço abaixo do mercado 

A maior vantagem de comprar um carro de leilão é o preço abaixo do praticado no mercado. Há casos em que o veículo pode ser leiloado até 30% abaixo do preço da Tabela Fipe.  

  1. Agilidade no processo 

A espera pela entrega da chave do carro é bem menor que a de um financiamento. Ao comprar um carro de leilão, não há muita burocracia no processo de resolução das pendências do veículo, sendo mais rápido do que uma compra convencional.  

  1. Carro sem dívidas 

Quem compra um veículo de leilão não é responsável por nenhuma dívida antiga do bem, sendo assim, atrasos de IPVA, licenciamento ou multas não são cobradas de quem está comprando no leilão.  

Quais são os riscos de comprar um carro de leilão? 

  1. Valor de revenda mais baixo 

Muitos lojistas e concessionárias optam por não comprar carros que possuem histórico de leilão. Há uma certa desconfiança quanto a possíveis avarias do veículo, o que causa uma depreciação maior ao bem, sendo a que revenda deste carro pode ser mais difícil.  

  1. Seguro mais caro 

Por se tratar de um carro com indício de sinistro, muitas seguradoras elevam seu preço ou até mesmo não oferecem cobertura, o que é um risco ao investimento. Mas vale ressaltar que cada seguradora possui um processo de aprovação para cobertura parcial ou total do veículo. 

  1. Problemas de danos estruturais e/ou conservação do veículo 

A maior desvantagem de comprar um carro de leilão é não ter certeza de sua real condição estrutural. Se o leilão foi organizado por uma seguradora, há maior possibilidade deste veículo ter sofrido uma batida que tenha afetado sua estrutura e, consequentemente, sua segurança.  

Comprar um carro de leilão possui vantagens e desvantagens, significa assumir alguns riscos. Antes de decidir se vale a pena ou não esse tipo de aquisição, coloque na ponta do lápis e leve em conta suas necessidades e vida financeira.  

Não se esqueça de analisar a oferta e a condição do carro leiloado para tomar a decisão ideal para você.  

Como saber a real condição do carro de leilão? 

É difícil identificar todos os possíveis problemas que um carro possa ter a olho nu, e agora?  

É possível atestar as condições reais de um veículo com uma vistoria veicular realizada por um profissional e por uma empresa confiável. Na Super Visão, uma rede de franquias que atua no segmento há mais de 17 anos, é possível atestar a procedência do carro pela Vistoria Certicar, uma vistoria exclusiva e completa. Apenas na Certicar são analisados todos os itens de identificação, como número de chassi, motor e etiquetas, é realizado uma verificação completa documental e do histórico do veículo, análise da estrutura do carro identificando possíveis danos mal reparados, análise da pintura e funilaria que identifica possíveis áreas queimadas, amassadas, riscadas ou raladas, pontos de ferrugem ou pintura em más condições, além da verificação de funcionamento de mais de 180 itens e registro fotográfico de 36 imagens em um único laudo.  

A análise realizada pela Super Visão segue critérios padronizados e justos que faz com que o laudo do veículo entregue as condições reais do carro, trazendo transparência em sua negociação.  

Com a vistoria veicular você descobre o passado do veículo e auxilia em sua tomada de decisão.  

Saiba quais os riscos de comprar um carro com estrutura danificada e porque você deve se atentar em nosso artigo do blog.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares que estão com dúvida se devem comprar ou não um carro de leilão! 

Compartilhe este post