Entenda o que significa o código dos vidros do carro e como pode impactar em uma vistoria veicular
Existem vários meios de identificar um carro e reconhecer se o veículo é fruto de possíveis fraudes ou adulterações, podendo ser pela placa, documento e número de chassi gravado na carroceria e no motor do carro.
Mas, você já notou que existe um código gravado nos vidros do veículo? Se sim, sabe o que esse código significa? Sabia que ele também é um item que pode impactar na vistoria veicular? Entenda o que esse código significa e como ele pode impactar na vistoria veicular a seguir.
Afinal, o que significa o código gravado nos vidros do carro?
Conforme descrito anteriormente, o número do chassi é um elemento muito importante na identificação do veículo para evitar fraudes e adulterações (Saiba mais sobre o número do chassi aqui – inserir o link da pauta de numeração de chassi).
A numeração do chassi é composta por 17 caracteres, sendo números e letras, e informam detalhes do carro, como o modelo e a versão do automóvel, além do local e ano de produção.
Para garantir maior segurança contra fraude e adulteração, os últimos 8 caracteres dessa numeração são gravados nos vidros do veículo. Na maioria dos carros, o código é encontrado nos quatro vidros laterais, para-brisa e vidro traseiro.
Esses últimos caracteres informam o ano de fabricação, ano do modelo, local de produção e número da série do veículo.
Como o código dos vidros impacta na vistoria veicular?
Além de identificar possíveis danos na estrutura do veículo, a vistoria veicular possui como objetivo confirmar a identificação do carro, ou seja, constatar se aquele veículo não foi adulterado ou é resultado de fraude.
De acordo com a Resolução 691/88 e demais atualizações, todos os veículos fabricados no Brasil e veículos importados devem, obrigatoriamente, possuir a gravação nos vidros. Portanto, a numeração do chassi e do motor serão comparados com o código gravado nos vidros do veículo e, caso haja divergência, possivelmente esse carro é produto de uma fraude ou passou por uma adulteração.
A adulteração de vidros é realizada por meio de lixamento, polimento ou sombreamento do código nos casos em que o vidro é adquirido em desmanches não autorizados.
A troca dos vidros devem ser realizadas por empresas especializadas assim como uma nova gravação pode ser feita nesta nova peça. Qualquer indício de adulteração dos vidros impede a transferência do veículo para o comprador.
Vai realizar uma vistoria veicular? Passe na Super Visão!
Se você está comprando ou vendendo um veículo e vai realizar uma vistoria veicular, procure a Super Visão mais próxima!
Com mais de 17 anos de experiência, a Super Visão conta com um portfólio amplo de serviços para atender a sua necessidade:
Vistoria Certicar®: Um serviço exclusivo da Super Visão, oferece uma avaliação completa do veículo composta pela análise de pintura e funilaria, itens acessórios, além das condições estruturais, identificação, originalidade de chassi, motor e câmbio e histórico (roubo, furto, sinistros e leilão). É a vistoria mais completa do mercado, ideal para quem procura transparência e segurança na negociação de veículo usado ou seminovo.
Vistoria Cautelar: Conta com uma análise da originalidade do veículo e sua estrutura, também a análise documental do veículo e seu histórico. Essa vistoria é indicada para quem busca por segurança na compra e venda de um veículo.
Vistoria de Transferência: Serviço obrigatório em qualquer ação de compra e venda em todo país, e é ofertado pela Super Visão nos estados que atendemos ECV: DF, GO, MT, MS, PI, RN, SC e SP.
Vistoria de Infração de Trânsito: Um serviço que realizamos para atender a legislação vigente. Com ela, você regulariza a situação do seu veículo de um jeito super prático e rápido.
Vistoria de Pintura: Revela todos os detalhes sobre a pintura do veículo e verifica se existem pontos de ferrugem, trincos, amassados, riscados, ralados e áreas “queimadas”.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem você conhece!