Como faço para identificar um carro de leilão e por que é importante conhecer sua origem?

Carro de leilão pode apresentar problemas, entenda a importância da vistoria.

Todo consumidor gosta de estar bem informado. Ao realizar uma compra dos mais diferentes produtos e serviços, as pessoas tem por hábito analisar diversos aspectos que vão desde a qualidade do produto a até a sua origem. Quem compra um carro também costuma ser ainda mais exigente quanto aos aspectos do automóvel, importando-se com sua procedência e o estado do veículo como um todo. Isso vale tanto para itens estéticos, como funilaria e pintura, como para itens que remetem à segurança do veículo, como sua integridade estrutural, por exemplo.

No mercado automotivo, a venda entre pessoas físicas (consumidores finais) inclui carros com as mais variadas características, desde diferentes anos de fabricação a até os itens de série que compõem o veículo. Estes automóveis podem ser seminovos, ou usados e estar em seu segundo, terceiro ou quarto dono, por exemplo, ou até mesmo ser um carro de leilão. Mas, para garantir uma compra segura, como saber exatamente de onde veio e o estado do veículo que você está interessado?

A nossa principal dica é fazer uma vistoria veicular, seja para descobrir se é um carro de leilão ou outros aspectos do veículo no momento da compra. Somente o trabalho de análise profissional para emitir um laudo certificando o veículo é capaz de assegurar as reais condições do automóvel e deixar tanto comprador como vendedor tranquilos.

Qualquer modalidade de vistoria serve?

Existem alguns tipos de vistoria no mercado. A Super Visão, por exemplo, conta com dois modelos de vistoria veicular ideais para quem deseja saber mais sobre o veículo e o seu histórico, como no caso de um carro de leilão. A Vistoria Certicar® e a Vistoria Cautelar da Super Visão são indispensáveis para quem busca segurança na compra ou venda do veículo. Nas duas vistorias são examinados a documentação, os itens estruturais e de identificação.

Durante o processo de avaliação, também é analisado todo o histórico do carro e seus registros, o que permite descobrir se é um carro de leilão ou não. A Vistoria Cautelar e a Vistoria Certicar® ainda incluem a análise das partes que identificam a originalidade de cada veículo, como número do motor, chassi e etiquetas de identificação.

Qualquer uma das vistorias da Super Visão te ajudará a responder se se trata de um carro de leilão, porém, a Vistoria Certicar® é a melhor opção para quem busca a vistoria mais ampla e completa do mercado. O diferencial da Vistoria Certicar®, serviço exclusivo da Super Visão, é que ela avalia detalhes que outras vistorias não incluem. Entre os itens adicionais estão pintura, funilaria, acessórios, luzes e outros aspectos que muitas vezes são deixados em segundo plano. Entenda mais a diferença entre essas duas modalidades.

Por que me preocupar com um carro de leilão?

Ao comprar um carro de leilão o consumidor precisa estar atento. Isso porque o carro de leilão é mais desvalorizado do que os demais veículos e pode gerar dificuldades na hora da revenda. Para se ter uma ideia, muitas concessionárias não aceitam, como entrada para a compra de um novo, carros comprados a partir de leilões. Por isso, é muito importante conhecer o histórico e a procedência do veículo, o que só pode ser atestado por meio da vistoria veicular.

Essa desvalorização em carros de leilão acontece porque esses automóveis podem ter os mais variados problemas. Para entender melhor, é importante saber que existem basicamente três modalidades mais comuns de leilão de carros. Existem aqueles promovidos pela montadora, os de veículo em recuperação financeira, quando geralmente o proprietário deixa de pagar as prestações, e, por fim, os leilões de seguradoras, com automóveis recuperados de furto ou que tem em seu histórico algum sinistro.

É verdade que em alguns desses casos geralmente o veículo está em boas condições, mas um carro de leilão pode gerar surpresas desagradáveis, principalmente no que diz respeito à reparos estruturais significativos, originalidade de peças e procedência. Um automóvel que passou por uma batida e foi consertado, por exemplo, pode apresentar danos em sua estrutura.

Sendo assim, o que a princípio pode parecer um bom negócio por conta dos preços mais atrativos, às vezes esconde problemas que o comprador não consegue perceber no ato da compra. É por isso que no caso de um carro de leilão, a vistoria veicular se torna imprescindível para que o comprador tenha total ciência do que está levando para casa e saiba as reais condições do veículo que utilizará para o trabalho, viagens, ou conduzir seus familiares.

Devo desistir de um carro de leilão?

A resposta é não! Mas é importante ficar atento aos possíveis problemas de um carro de leilão. Por outro lado, também é verdade que existem excelentes negócios nesta modalidade de compra. Muito mais do que pensar “posso ter problemas com um carro de leilão” e perder boas oportunidades, a preocupação real do comprador deve ser não abrir mão em hipótese alguma da vistoria veicular. Dessa maneira, a compra segura está garantida.

Por isso, a Super Visão oferece com exclusividade a Vistoria Certicar®. Ela é ideal para quem quer a garantia de estar fazendo um bom investimento, seja para comprar um veículo em boas condições de uso ou para conseguir um bom preço na revenda para terceiros. O importante é entender que não é o fato de ser um carro de leilão que definirá se o veículo é bom ou não para o comprador, mas, sim, uma vistoria veicular completa, capaz de gerar um laudo detalhado sobre os mais diferentes aspectos do automóvel.

Compartilhe este post