Como evitar problemas ao comprar um carro usado?

Golpes na hora de comprar carros usados são cada vez mais comuns

Comprar um carro pode ser o sonho de muitos brasileiros. Porém, com a economia passando por crises no mundo inteiro e os preços lá em cima, é comum que as pessoas procurem economizar. E, na hora de comprar um veículo, é cada vez mais rotineiro que as pessoas optem por carros usados!

No entanto, a economia, que ajuda no bolso, pode virar um problema quando nos deparamos com situações de fraudes e golpes, como é o caso dos carros clonados. Os carros usados são alvos de bandidos, que os transformam em cópias, apresentadas como originais, servindo como “iscas” para atrair clientes desinformados. Mas isso não significa que comprar um carro usado ou seminovo seja uma má ideia, muito pelo contrário!

Tomando alguns cuidados, é possível realizar o seu sonho de comprar um carro. Para isso, basta tomar alguns cuidados e conhecer os golpes mais comuns para evitar ser mais uma vítima de um golpe. Pensando nisso, separamos alguns tópicos para te ajudar a se informar e ter cuidado na hora de adquirir um carro usado. Acompanhe a seguir:

Cuidado com o golpe dos carros clonados

Carro bonito, em bom estado, seminovo, com um preço que cabe no bolso, o que poderia dar errado? Fique atento, no mercado dos carros usados, não é muito difícil você se deparar com o golpe do carro clonado.

Prática já conhecida no país, um carro clonado é um veículo que teve seus dados roubados, para serem assumidos para outro automóvel. O golpista, até então um vendedor amigável, que te oferece o automóvel dos sonhos por um preço normalmente bem abaixo do convencional, utiliza informações de outro veículo para enganar o comprador.

Também há casos de um vendedor querer repassar o automóvel para um terceiro sem saber que está inserido em um golpe. Logo, é importante desconfiar de ofertas que são muito agressivas. Já ouviu falar que quando a “esmola é grande demais, o santo desconfia”?

Fique atento à quilometragem do veículo

Outro golpe muito comum na venda de carros usados é alterar a quilometragem para parecer que o automóvel é mais novo ou melhor conservado do que na realidade. Existem até quadrilhas especializadas em adulterar a quilometragem dos carros usados, e muitos consumidores, encantados pelo combo preço baixo e carro conservado, acabam caindo no golpe.

É possível mudar o hodômetro, mas vale ressaltar que a informação da quilometragem real do carro nunca pode ser apagada.

Pesquisando online? Se proteja dos carros fantasmas

Preços sedutores e carros usados preservados como novos, parece um sonho mesmo! Acontece que esses tipos de anúncios podem chamar atenção de qualquer um, por serem os “ingredientes” que todo consumidor almeja em um veículo usado. O ponto é que todos sabem disso, até mesmo quem está pronto para dar o golpe dos carros fantasmas.

Na ilusão de que o mundo da internet é um mundo sem lei, o golpe do carro fantasma é bem simples: os golpistas anunciam veículos com preços abaixo do mercado e condições acessíveis nos sites de venda, mas que na verdade não existem.

Eles selecionam fotos da internet de carros aleatórios, criam características que não existem, quilometragem dos sonhos, preço bem abaixo e alternativas ao alcance de qualquer um. Nunca transfira o dinheiro sem checar se o veículo realmente existe, se a documentação condiz com o veículo e ter garantias de que ele será entregue.

Vai comprar o carro sem ver? Existem empresas especializadas em intermediar essa negociação e exija sempre uma Vistoria de uma empresa de sua Confiança, a Vistoria Certicar®

Venda de carros alugados, como assim?

A sociedade, o mundo, a internet, as tecnologias…tudo está se adaptando ao novo, inclusive o mundo dos golpes! E o mais recente no mundo da venda dos carros usados envolve as locadoras de veículos. Isso mesmo, você não leu errado. Criminosos estão vendendo carros alugados de locadoras.

O golpe funciona assim: O falso vendedor vai até uma empresa que aluga carros e loca um carro por certo período. Durante esse tempo, vai em um emissor de documentos falsos para o carro, e pronto, faz o anúncio na internet. O comprador entra em contato, confere o documento em nome do vendedor e faz a transferência do dinheiro para o dito proprietário.

Vendedor recebeu o dinheiro, comprador recebeu o carro, tudo certo? Errado! Após passado o tempo do aluguel do carro, quando não devolvido, ele fica bloqueado pela empresa, que certamente irá tomar as medidas para recuperar o veículo. Até lá, o falso vendedor já aplicou o golpe, e certamente, desapareceu com o dinheiro.

Evite que o carro dos sonhos vire seu pesadelo

Apesar desse cenário preocupante de golpes e trapaças, vale a pena investir em um carro usado ou seminovo, lembre-se que os golpes normalmente utilizam da sensação de que você está fazendo um ótimo negócio como mecanismo para influenciar sua decisão. Mas abra o olho basta se atentar aos anúncios muito atraentes, das fotos mais bonitas e dos

números mais conservados. Em cada um desses golpes, algo em comum é sempre a combinação de preços baixos e veículos super novos, e falta de informação da vítima, se antes você não sabia, agora já sabe!

Não esqueça da vistoria veicular

A vistoria veicular, além de ser uma forma de proteção de um bem que costumamos cuidar com carinho ou que desejamos ter sempre em boa forma, é uma das maneiras de evitar cair em golpes ao adquirir um carro usado ou seminovo. É fundamental, para a segurança da sua negociação, ter um laudo do seu futuro carro usado, e para isso, é necessário buscar um serviço que dê conta de analisar a maior variedade de detalhes do automóvel.

Para quem não abre mão da tranquilidade, nenhuma outra vistoria veicular verifica tantos itens e aspectos do veículo como a Vistoria Certicar®. Na hora de comprar ou vender veículos usados ou seminovos, a Vistoria Certicar® não só produz um laudo do carro de confiança para ambas as partes como também é capaz de valorizar o automóvel.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque seus amigos para que eles também aprendam como evitar cair em um golpe na compra de carros usados!

Compartilhe este post