Como escolher uma franquia com segurança?

Veja as principais dicas para definir os próximos passos da sua franquia  

Hoje em dia, estar dentro do mercado de franquias no Brasil significa fazer parte de um dos setores com mais potencial no país. Além de já ser um ramo consolidado, só em 2022, o setor automotivo obteve um faturamento de 16,8% maior que em 2021, assim como obteve a expansão das 11 categorias do segmento. 

Ainda assim, é necessário saber avaliar o mercado, já que assim como todo investimento, também conta com seus próprios riscos. Para entender melhor quais são as formas seguras de escolher uma franquia, continue a leitura:  

Afinal, como escolher uma franquia? 

Antes de escolher, pense em alguma área da qual você já tenha alguma afinidade. Lembre-se, é um investimento, e é sempre bom entrar em setores do qual você já tenha algum conhecimento. Caso precise, pesquise sobre o tipo de negócio do qual deseja se tornar franqueado! 

Também analise se há margem de crescimento no ramo onde você irá se tornar franqueado. É importante ter em mente se existe a possibilidade de expansão na área de interesse, e caso contrário, pensar em outros setores. 

Defina seu investimento 

Mesmo que a franquia que você planeja investir tenha um grande potencial, sempre limite o quanto você pode inserir nela. Todo investimento conta com riscos, e no mercado de franquias não é diferente. 

Opte por uma visão realista e tome cuidado. O dinheiro investido não para na taxa de franquia, que é o pagamento inicial. Salário de funcionários, reformas e capital de giro são parte das despesas que você se torna responsável ao se tornar franqueado. 

O que é a Circular de Oferta de Franquia? 

É um documento essencial para aquele que deseja fazer um investimento em franquias. Ele deve ser lido atenciosamente e precisa ter todas as informações que a Lei das Franquias pede.  

Na COF é preciso ter as condições, de forma geral, do negócio, das obrigações, deveres e responsabilidades legais da franqueadora e do franqueado e deve sempre ser apresentada pela franqueadora.  

Por isso, é recomendado que se avalie com cuidado a COF, não só para as atividades legais de sua franquia, mas para entender em detalhes quais são os benefícios, deveres e obrigações de cada uma das partes, Franqueado e Franqueadora.  

Pesquise sobre a franqueadora 

Vá mais a fundo, converse com outros franqueados, faça buscas na internet e nas redes sociais. Entender a reputação da franqueadora é essencial para ver se o investimento vale a pena. Se os clientes aprovam a qualidade do serviço ou do produto, busque ver a maneira e a quantidade de clientes atendidos, o número de reclamações e como a marca administra tudo isso.

Mesmo que não seja obrigatório, também é importante que a franqueadora esteja filiada à Associação Brasileira de Franchising. Para participar da entidade, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, que indicam parâmetros de qualidade e confiabilidade. Também é interessante que a empresa da qual você quer se tornar franquia tenha o Selo de Excelência, que reconhece a qualidade e quantidade das empresas franqueadoras. 

Suporte para a sua franquia 

Algo que é essencial para seu investimento, é sempre ter o apoio da franqueadora. Uma franquia ainda no começo necessita de muito apoio e suporte, e receber isso de quem você negociou é fundamental para uma boa relação e o sucesso a longo prazo. 

Sempre leve em conta que para comprar uma franquia, será mais do que bem-vinda essa ajuda no começo. Assim, uma maneira de analisar o quanto o franqueador auxilia, é entrar em contato com os franqueados da rede. 

Por que ser franqueado da Super Visão? 

Está pensando em investir em uma franquia? Que tal investir na líder e pioneira no segmento de vistorias automotivas? Oferecemos os principais tipos de vistorias, trazendo o máximo de qualidade, segurança e agilidade aos nossos serviços.  

Com a Vistoria Certicar®, serviço exclusivo da Super Visão, fazemos uma análise profunda e detalhada da originalidade do veículo, incluindo funilaria, pintura, itens e acessórios. Durante a vistoria, também buscamos históricos de batidas que danificam a estrutura, além de buscar ver a originalidade do chassi, motor e câmbio. 

Além disso, outro de nossos carro-chefe é a Vistoria cautelar! Nela, os cliente recebem uma análise completa do veículo, como a sua estrutura e originalidade, e também fazemos uma análise dos documentos e do histórico do automóvel.  

Já para ajudar no cumprimento da legislação vigente, temos a Vistoria de transferência.  um procedimento obrigatório que é realizado pelas unidades da Super visão em diversas regiões do país para e transferência veicular. 

Como ser um de nossos franqueados? 

Se você tem interesse em abrir uma franquia da Super Visão e estar inserido nesse grande time de profissionais, não se preocupe: você terá o treinamento inicial e suporte garantido para o seu dia a dia.  

Com metodologia própria e uma rede de franquias com mais de 17 anos de experiência e mais de 180 unidades espalhadas por todo Brasil, os franqueados da Super Visão recebem todo o apoio para a abertura da franquia e para a gestão do negócio. 

Além de entrar em uma das grandes demandas do mercado, você fará parte de uma franquia de sucesso! Contará com vantagens como suporte nas áreas de marketing, operações, consultoria de campo e gestão, credenciamento, RH, financeiro, jurídico, assessoria de imprensa e muito mais. 

Agora é o seu momento! Entre em contato conosco e torne-se um franqueado da Super Visão.  

Compartilhe este post