Não caia em truques! Saiba quais são as mentiras mais contadas por vendedores de carros
Quem já não omitiu alguma informação para conseguir algo? Seja para convencer um amigo a ir em uma festa que não era tão legal assim ou para não magoar os sentimentos de alguém, todas as pessoas já mentiram alguma vez na vida. O problema é quando a mentira pode prejudicar o outro, e isso acontece muito em negociações de compra e venda.
Esse jeito malandro de querer tirar vantagem é um péssimo hábito de algumas pessoas e, como o brasileiro já está treinado para identificar mentiras pelos maravilhosos “descontos” da Black Friday ou pelo “É só hoje!” de milhares de propagandas, é preciso muito jogo de cintura e persuasão para fazer um bom negócio. Dessa forma, alguns vendedores usam todas as ferramentas que possuem para vender sempre mais e, muitas vezes, essas ferramentas são carregadas de exageros e mentiras.
Sabemos que a compra de carro usado deve ser minuciosa e acompanhada de uma boa vistoria veicular, mas antes de qualquer negociação, se informar pode te salvar de enrascadas! Por isso, te ajudamos a não cair nos truques e a fechar um bom negócio na compra e venda de carro usado ou seminovo. Veja como a seguir:
Conheça as principais mentiras na hora da venda de carro usado
A nuance entre a verdade e a mentira é quase imperceptível e, nem sempre as informações passadas ao comprador são realmente falsas, mas você verá o porquê elas são irrelevantes na compra de carro usado.
- “Teve um único dono”: ok, mas, que tipo de dono? Pois, se o carro não foi cuidado pelo dono anterior, dará problema do mesmo jeito…
- “O carro era de uma mulher”: tudo bem, mas o que isso significa? As pesquisas mostram que as mulheres são mais cuidadosas no trânsito e, por isso, até o seguro do carro é mais barato para elas. Porém, nada garante que uma pessoa imprudente não usava diariamente o veículo. Essa mentira aparece mesmo quando o documento do carro está em nome de um homem, com a desculpa de que era a mulher quem utilizava.
- Consumo x performance: preste atenção nesse dado! Nenhum carro terá um consumo muito abaixo do que está na ficha técnica do carro. Anúncios que prometem uma performance de quilometragem muito além do que o normal, mostram que o anunciante não está preocupado em esconder a mentira, então imagine como estão as peças e o veículo como um todo…
- Motivo da venda: na venda de carro, dificilmente o vendedor irá falar mal do veículo, não é mesmo? Então algum tipo de mentira pode aparecer… a conversa pode ser em torno de trocar o carro por um mais novo, precisar vender o veículo para reformar a casa… Pode até ser verdade, mas vale fazer mais perguntas para confirmar a informação.
- Quilometragem: quantas vezes você já viu adulteração na quilometragem? Pois é, isso acontece com frequência, pois quanto mais usado for o carro, maior é a sua desvalorização. Por isso, é extremamente necessário fazer uma vistoria veicular de qualidade para evitar cair nessa mentira.
- “A pintura é original”: os vendedores sabem que retoques na pintura desvalorizam o carro, então essa mentira é muito comum.
- “A caçamba nunca foi usada”: responda com sinceridade, você compraria uma picape sem o intuito de usar a caçamba? Ou compraria um jipe e nunca iria com ele por uma estrada de terra? Por mais incrível que pareça, essa mentira é muito usada na venda de carro, já que esses tipos de automóveis “sofrem” mais pelo modo de uso. Mas é muito raro quando realmente os carros não passaram por essas aventuras.
Além desses “truques” que sempre aparecem na venda de carro usado, ainda há outras armadilhas.
Preste atenção: a mentira pode aparecer de outras formas…
Adesivos: a moda do carro envelopado pode ser um recurso utilizado para mascarar batidas e avarias como arranhões, ferrugem ou problemas na pintura do veículo. Além disso, adesivos do tipo “bomber sticks”, por ter muitos desenhos e cores, ajudam a dificultar a percepção de amassados e vincos na lataria, então é preciso ter o dobro de atenção.
Pó de serragem: quando o câmbio “arranha” durante a troca de marcha, é necessário um ajuste mecânico caro. Por isso, alguns vendedores podem colocar pó de serragem para ajudar a mascarar os ruídos. Mesmo que o câmbio fique um pouco duro, você não perceberá o problema no momento de testar o carro.
Se brilhar muito, desconfie! Um carro usado com uma pintura muito brilhante e lisa pode ter tido a “ajuda” de uma cera colorida que tem o objetivo de disfarçar diferenças de pintura. Mas essa mentira é bem mais fácil de ser descoberta: é possível ver essa diferença após a lavagem ou ao passar um lencinho para tirar a cera, ou com uma vistoria especializada que avalie a pintura e funilaria do veículo.
O que fazer para garantir uma compra de carro usado segura?
A forma mais segura é fazendo uma vistoria veicular com uma empresa de confiança! Apenas profissionais especializados em carros usados e seminovos podem afirmar que o veículo está em boas condições. Pois, como visto acima, as mentiras contadas para fechar o negócio não são tão simples de serem detectadas, mesmo com vários questionamentos e até mesmo test-drive.
A Super Visão tem mais de 16 anos de experiência e possui a vistoria veicular mais completa do mercado, uma criação própria da empresa. Você conhece a Vistoria Certicar®? Veja todos os detalhes por aqui. Esta vistoria avalia a pintura e funilaria, o conjunto estrutural, o conjunto de identificação, a presença de itens acessórios e o histórico do automóvel. Além disso, a empresa oferece a Vistoria Cautelar e o Laudo para Transferência do veículo.
Assim, é bem mais difícil cair em mentiras, não é mesmo? Se você gosta de conteúdos como esse, continue acompanhando!
Contatos
Site: www.supervisao.com
Telefone: (11) 4064-3083
WhatsApp: (11) 2295-5950
E-mail: [email protected]