Fachada da franquia Super Visão.

Os 7 erros mais comuns ao escolher um ponto comercial para a sua franquia (e como evitá-los)

Você está interessado em abrir uma franquia e quer saber como escolher um ponto comercial? 

Muitos empreendedores cometem erros ao escolher um local para abrir seu negócio, seja pela pressa em abrir a unidade, pela falta de planejamento ou pela ausência de conhecimento sobre a região. 

Esses erros podem gerar custos desnecessários e, em casos mais graves, comprometer a continuidade da operação.

Para você aumentar as chances do seu negócio prosperar, separamos 7 erros comuns que podem ser evitados para você aprender como escolher um bom ponto comercial. 

Confira!

1- Não conhecer o público da franquia

O primeiro passo para quem quer adquirir uma franquia é conhecer o público da empresa para utilizar a comunicação adequada com as pessoas.

Para isso, você deve identificar aspectos como faixa etária, hábitos de consumo, nível de renda e presença na região. 

Muitas franqueadoras oferecem suporte para essa análise, auxiliando o franqueado a entender melhor o público.

2- Não analisar a concorrência local

Abrir uma franquia sem avaliar a concorrência na região pode gerar diversos problemas, como dificuldade para atrair clientes ou perda de espaço no mercado.

Assim sendo, você deve realizar uma análise completa da concorrência. Veja quais marcas já operam no local, seus diferenciais e a aceitação delas pelo público. 

Caso a região já tenha muitos concorrentes diretos, pode ser necessário buscar outro ponto comercial ou planejar uma abordagem diferenciada para atrair os clientes.

3- Ignorar o fluxo de pessoas e veículos

O movimento no entorno do ponto comercial é essencial para atrair clientes. Escolher um local com pouco fluxo de pedestres ou veículos pode limitar as chances de sucesso da unidade.

Então, ao analisar os possíveis pontos comerciais, analise o fluxo da região nos horários de maior movimento nos dias de semana e finais de semana. 

Lembre-se de que algumas franquias, como as do setor de serviços automotivos, precisam de facilidade de acesso e estacionamento para atender bem os clientes.

4- Escolher um imóvel com infraestrutura inadequada

Um ponto comercial que não possui a infraestrutura necessária pode gerar problemas na operação, como falhas elétricas, falta de espaço para equipamentos ou restrições para reformas.

Para evitar esse tipo de problema, antes de fechar o contrato, visite o imóvel e verifique se ele atende às necessidades da sua franquia. 

Avalie o espaço disponível, as condições das instalações elétricas e hidráulicas e a possibilidade de realizar reformas e reparos, caso seja necessário.

5- Desconsiderar os custos do imóvel

Focar apenas no valor do aluguel pode levar você a ignorar outros custos fixos, como IPTU, taxas de condomínio e manutenção.

O ideal é que você faça um planejamento financeiro detalhado, incluindo todos os custos associados ao imóvel. 

Considere se esses valores cabem no orçamento e se são compatíveis com a estimativa de faturamento da unidade.

Além disso, vale a pena estudar qual opção é mais vantajosa a longo prazo: alugar o local ou comprar um imóvel.

6- Não avaliar as cláusulas do contrato de locação

Assinar um contrato de locação sem analisar as cláusulas pode causar sérios problemas, como limitações para reformas, multas elevadas por rescisão antecipada ou prazos que não atendem às necessidades da franquia.

Para não ser pego de surpresa, leia o contrato com atenção e, se possível, peça ajuda ao suporte jurídico da franqueadora. 

A Super Visão, por exemplo, oferece esse tipo de assistência, para assegurar que o contrato esteja alinhado aos interesses do franqueado e da marca.

Leia mais sobre:

Franquias 2025: esse é o ano da Super Visão 

7- Ignorar o crescimento e a segurança da região

Desconsiderar certos aspectos sobre a região do ponto comercial pode comprometer não apenas o desempenho da unidade no curto prazo, mas também sua expansão e sustentabilidade a longo prazo.

Portanto, você deve pesquisar se há planos para melhorias na infraestrutura local, como novas estações de transporte público, construção de universidades, terminais de ônibus ou grandes empreendimentos residenciais. 

Essas mudanças podem aumentar a circulação de pessoas e valorizar a área, o que favorece o desenvolvimento do negócio.

Então, faça uma consulta nos órgãos da prefeitura para identificar projetos de urbanização ou obras públicas em andamento. 

Com isso, você pode prever cenários futuros e se preparar para aproveitar as oportunidades que surgirem.

Além disso, a segurança do bairro deve ser uma prioridade. Locais com altos índices de violência podem afastar clientes e gerar preocupação entre colaboradores.

Como a Super Visão auxilia os franqueados com a escolha do ponto comercial?

Abrir uma franquia exige planejamento, por isso, contar com o suporte da franqueadora é essencial no processo de escolha do ponto comercial.

Na Super Visão, por exemplo, os franqueados podem contar com a consultoria de campo para analisar os pontos comerciais apontados por eles.

A área de credenciamento também auxilia os empreendedores com toda a documentação, para informar e regularizar a empresa diante dos órgãos competentes.

Além disso, após o início das operações, a consultoria de campo identifica oportunidades do mercado para os franqueados prosperarem, direcionado as melhores ações de melhorias e investimento.

Com mais de 19 anos de experiência no setor de vistorias automotivas, a Super Visão oferece consultoria especializada para que as franquias tomem decisões informadas e assertivas.

Seja um franqueado e faça parte da maior rede de vistorias automotivas!

*Critérios avaliados válidos para o dia da publicação, sujeito a atualizações sem aviso prévio, para confirmar os itens vistoriados no serviço a ser contratado verifique previamente com a Empresa Franqueada que prestará o respectivo serviço.

Compartilhe este post