Da mesma forma que existem laudos próprios para carros, também existem soluções específicas para outros veículos, como é o caso da vistoria de moto.
Antes de comprar um veículo usado, você deve verificar se os registros e a identificação das peças estão em conformidade.
Também é importante averiguar as condições gerais do veículo, para certificar a presença e o funcionamento de itens importantes.
A vistoria de moto também serve para identificar histórico de sinistros, que possam comprometer a segurança dos passageiros ou prejudicar a performance do veículo ou a legalidade da transação.
Então, para entender melhor o que abrange esse serviço e como solicitá-lo e garantir um laudo confiável, acompanhe este conteúdo!
O que faz a vistoria de moto?
A vistoria é um procedimento que analisa diferentes critérios do veículo, para certificar de que esteja em conformidade com as normas e de que está adequado para a circulação.
Este serviço inclui uma análise detalhada dos seguintes itens:
- Originalidade de componentes, com verificação dos números de identificação, para detectar a existência de adulterações ou clonagem:
- Chassi;
- Motor;
- Plaqueta de ano/fabricação;
- Placa.
- Cadastro e pesquisa do veículo, assim como o seu histórico, para verificar a ocorrência de sinistros ou para regularizar o veículo nos órgãos competentes:
- Registos do veículo;
- Roubo e furto;
- Recall;
- Histórico de leilão;
- Restrições de comercialização.
- Condições gerais da moto, para avaliar a integridade de itens acessórios que possam indicar amassados, rachaduras, reparos mal feitos, corrosão e danos estruturais:
- Carenagem;
- Tanque de combustível;
- Banco;
- Retrovisores;
- Banda de rodagem dos pneus.
- Registro fotográfico de itens específicos, assim como gravação em vídeo da vistoria com detalhes do processo:
- Guidão;
- Painel;
- Escapamento.
Além disso, a vistoria de moto também realiza a leitura da quilometragem, contudo, não verifica sua procedência.
Para que serve a vistoria de moto?
Com uma análise detalhada do veículo, tanto vendedor quanto comprador podem verificar as condições da moto no momento da vistoria, antes de concluírem a transação.
Entenda melhor todas as funções do laudo de vistoria de moto:
- Identificação de irregularidades: o laudo detalha quais itens estão em conformidade e quais apresentam problemas, permitindo que as partes envolvidas tomem as medidas necessárias;
- Orientação para manutenção: indica as áreas que precisam de atenção, o que ajuda o proprietário a entender quais reparos são necessários para garantir a segurança e a funcionalidade do veículo;
- Facilitação na negociação: ao apresentar um laudo, o vendedor pode justificar o preço pedido e o comprador pode usar as informações para negociar um valor mais justo;
- Transparência: o laudo promove transparência na transação, pois ambas as partes têm acesso às mesmas informações sobre o estado do veículo.
Leia mais sobre:
5 dicas antes de você comprar uma moto usada
O que reprova na vistoria de moto 2025?
Antes de tudo, você deve entender que a vistoria de moto não tem o poder de reprovar ou não um veículo.
O laudo é um documento que indica quais dos itens que foram analisados precisam ser reparados ou regularizados. Assim sendo, o laudo “reprovado”, na verdade, aponta as inconformidades do veículo.
Com a identificação de problemas relacionados à integridade ou legalidade do veículo, o laudo da vistoria consta como Não conforme.
Isso indica que podem existir problemas relacionados à integridade ou legalidade do veículo.
Entre os principais motivos que podem levar à não conformidade estão:
- Adulteração de chassi ou motor: qualquer irregularidade ou remarcação nos números identificadores;
- Placa em mau estado ou irregular: placas danificadas, ilegíveis ou que não atendem aos requisitos do Detran do seu estado (para apontamento);
- Restrições de comercialização: veículos que possuem restrições judiciais, como penhoras ou bloqueios, não podem ser comercializados;
- Sinistros graves: se a moto já foi envolvida em acidentes que resultaram em perda total ou danos significativos que comprometam sua sua integridade.
Se você for o atual proprietário e vendedor do veículo, é interessante verificar previamente os itens do veículo para evitar irregularidades na vistoria e agilizar o processo.
Onde fazer a vistoria de moto?
A Super Visão é uma empresa líder no segmento de vistorias automotivas, com mais de 200 unidades distribuídas em 23 estados.
Todas as unidades da Super Visão seguem uma metodologia criteriosa de vistorias, que oferecem uma maior garantia de que o procedimento é realizado com precisão.
Os vistoriadores da Super Visão são capacitados pela marca, além de realizarem constantemente treinamentos, para oferecer um serviço de alta qualidade e confiabilidade, para atender às exigências dos clientes.
Além disso, o serviço é realizado com agilidade, e o laudo é emitido em pouco tempo, para que você siga com os processos burocráticos sem dor de cabeça.
Clique aqui para localizar a unidade mais próxima de você.
Qual o valor da vistoria de moto?
A média do valor da vistoria de moto é de R$ 150, mas pode variar de acordo com a localização da unidade e as condições promocionais oferecidas.
Na Super Visão, as vistorias são realizadas com preços competitivos, e você pode consultar os valores diretamente no site ou entrando em contato com a unidade de sua região.
Lembre-se de que o valor da vistoria é um investimento para garantir a legalidade e segurança do veículo, além de evitar complicações futuras com processos administrativos ou fiscais.
Você também pode se interessar por:
Vistoria veicular: tudo o que o proprietário deve saber
