Você já se perguntou “como trocar um pneu furado do meu carro”? Para os recém-habilitados ou para quem não está acostumado, esta tarefa pode parecer um tanto desafiadora.
Mas, com as orientações certas, você pode concluir esta tarefa em pouco tempo. O mais importante, é que siga as instruções corretamente para evitar qualquer risco de danos ao carro ou aos passageiros.
Neste material, você vai conferir tudo o que precisa para aprender como trocar o pneu furado do carro e dos itens necessários para realizar a tarefa.
Boa leitura!
Como saber a hora de trocar o pneu do carro?
Antes de tudo, por que você deve trocar o pneu do carro? A condição dos pneus está diretamente ligada à eficiência e à segurança do veículo.
A troca de pneus deve ser feita antes que eles percam sua capacidade de aderência ao asfalto, principalmente em situações de chuva, frenagens bruscas ou curvas acentuadas.
Pneus desgastados ou em más condições podem aumentar o risco de acidentes e comprometer a direção.
Pneus carecas, por exemplo, podem até gerar multas de trânsito, porque a legislação brasileira exige que os sulcos tenham uma profundidade mínima de 1,6 mm.
Além disso, com o tempo, os pneus podem apresentar rachaduras na borracha devido à exposição ao sol, variações climáticas e ao próprio envelhecimento do material.
Cortes profundos, perfurações ou objetos presos no pneu (como pregos ou parafusos) também podem comprometer sua integridade. Portanto, o pneu deve ser substituído imediatamente.
Em alguns casos, pequenos furos podem ser reparados em borracharias, mas cortes mais profundos geralmente exigem a troca do pneu.
Como saber se o pneu está furado e é hora de trocar?
Para perceber se um pneu está furado, você pode observar os seguintes sinais:
Assim que possível, pare o carro em um local seguro e procure por danos visíveis, como cortes, bolhas ou objetos presos no pneu.
Caso você se encontre em uma dessas situações, deve trocar o pneu do carro.
Depois, recomenda-se realizar uma análise geral do carro, para averiguar se não existe nenhum outro elemento comprometido.
Como trocar um pneu furado no meu carro?
Antes de tudo, você deve verificar se possui os seguintes materiais para trocar os pneus do carro:
- Estepe (pneu reserva): certifique-se de que o pneu reserva esteja calibrado e em boas condições;
- Macaco: ferramenta usada para levantar o carro;
- Chave de roda: ferramenta para remover as porcas do pneu;
- Triângulo de sinalização: para sinalizar outros motorista, caso esteja com o carro parado em um local movimentado;
- Lanterna: caso a troca precise ser feita em uma área mal iluminada.
Agora, confira o passo a passo para trocar o pneu:
1- Pare o carro em um local seguro
Se você estiver no meio do trânsito, deve procurar um local seguro e plano e reduzir a velocidade até encontrar um acostamento ou uma rua tranquila.
Evite parar em curvas ou em lugares onde o carro pode ficar escondido de outros motoristas, para evitar colisões.
2- Sinalize o local
Em primeiro lugar, você deve ligar o pisca-alerta e depois posicionar o triângulo de sinalização a uma distância aproximada de 30 metros do carro, para alertar os outros motoristas.
Se você parou em uma avenida ou estrada sem acostamento, deve colocar o triângulo na mesma distância que a velocidade máxima da via.
3- Posicione o macaco no lugar certo
Vá até seu porta-malas, pegue o estepe e deixe-o próximo ao pneu furado. Coloque uma pedra ou calço atrás das rodas que não serão levantadas para manter o carro estável.
Antes de erguer o carro, você deve engatar a primeira marcha e puxar o freio de mão, para evitar que o carro se movimente ao erguê-lo.
Em seguida, verifique o manual do carro para identificar o ponto exato para posicionar o macaco. Geralmente, existem marcas ou setas no chassi que indicam o local correto.
Após posicionar o macaco corretamente, gire a manivela até que o carro comece a ser levantado do chão, mas não o levante completamente ainda.
4- Remova as porcas da roda
Use a chave de roda para afrouxar as porcas do pneu furado. Gire no sentido anti-horário.
Se as porcas estiverem muito apertadas, use o pé para aplicar mais força sobre a chave de roda, tomando cuidado para não se machucar.
Coloque as porcas em um lugar seguro para que não se percam.
5- Troque o pneu
Retire o pneu com cuidado e coloque-o ao deitado no chão, para que não escape. Em seguida, posicione o estepe no lugar do pneu furado, alinhando os furos da roda com os parafusos do carro.
Coloque as porcas e aperte-as em ordem cruzada (desenhando um X) com a mão inicialmente para segurar o pneu no lugar. Depois, use a chave de roda para apertá-las apropriadamente.
6- Abaixe o carro
Depois de trocar o pneu, baixe o carro lentamente com o macaco até que o pneu toque o chão.
Retire o macaco e, depois, aperte mais uma vez as porcas com a chave de roda, para garantir que o pneu esteja bem firme.
7- Guarde o equipamento
Após finalizar a troca do pneu furado, guarde todos os equipamentos: macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e o pneu furado no porta-malas.
Verifique se o pneu reserva está bem calibrado para você poder seguir viagem com segurança. Caso contrário, você deve procurar um posto de gasolina para fazer a calibragem.
Além disso, após realizar a troca, é importante levar o pneu furado para conserto o quanto antes, ou adquirir um novo pneu, dependendo do estado.
Lembre-se de que o pneu reserva pode não atender às mesmas especificações do manual do carro. Por isso, você deve evitar percorrer longas distâncias até reparar ou comprar um novo pneu.
Faça uma vistoria na Super Visão!
Se você deseja comprar um carro usado, deve se certificar sobre as condições do veículo.
Por isso, deve realizar uma vistoria de transferência, que analisa a condição dos pneus de acordo com o que é exigido por Lei sobre a profundidade mínima de banda de rodagem.
É fundamental que você procure uma empresa especializada e confiável para realizar a vistoria do seu carro, como a Super Visão.
Precisa de uma vistoria para seu carro?