funcionários da Super Visão realizando vistoria cautelar

Vistoria cautelar: saiba o que é e para o que serve

 

Ao se preparar para a compra ou venda de um veículo, é provável que você tenha se deparado com um pedido de vistoria cautelar ou Certicar. Mas, afinal, o que significa e qual é a sua importância?

Neste texto, vamos entender o que envolve a vistoria cautelar e a Certicar e por que desempenha um papel fundamental na garantia da sua segurança e tranquilidade durante todo o processo de transação veicular.

O que é vistoria cautelar

A vistoria cautelar é em um processo minucioso aplicado a veículos, visando examinar detalhadamente todas as suas características.

Fazemos esse processo para identificar potenciais irregularidades, alterações não autorizadas ou danos ocultos.

Geralmente, essa prática é feita como uma medida preventiva para resguardar tanto compradores quanto vendedores, garantindo a transparência em todas as transações envolvendo veículos.

Vistoria cautelar: para que serve?

O objetivo primordial da vistoria cautelar é assegurar a origem e a integridade do veículo, conferindo mais segurança aos envolvidos no processo de negociação.

A vistoria ajuda na prevenção de fraudes, trazendo mais garantias que o automóvel não tenha histórico de sinistros graves, não seja um clone ou esteja associado a atividades ilícitas.

Essa abordagem não apenas protege os interesses dos envolvidos, mas também eleva a confiabilidade do mercado automotivo como um todo.

Vistoria cautelar: o que é verificado?

Ao realizar a vistoria cautelar veicular, uma análise meticulosa é aplicada a diversos aspectos do veículo, que inclui: 

  • Desde a conferência da numeração do chassi e motor até a identificação de eventuais débitos e restrições legais;
  • A Super Visão oferece a vistoria Certicar, que é mais completa e minuciosa. Ela também analisa detalhes como a condição da pintura, estrutura, vidros e acessórios, oferecendo uma visão abrangente e aprofundada do estado geral do veículo.

Essa abordagem criteriosa proporciona uma garantia adicional aos envolvidos na transação, promovendo transparência e confiança no processo de compra ou venda do automóvel.

Veja a lista completa abaixo: 

Diagnóstico do conjunto estrutural

  • Longarinas dianteiras e traseiras;
  • Painel dash;
  • Painel dianteiro;
  • Painel traseira;
  • Laterais;
  • Teto;
  • E outros.

Diagnóstico do conjunto de identificação

  • Chassi;
  • Motor;
  • Câmbio;
  • Vidros;
  • Etiquetas.

Diagnóstico do cadastro

  • Confronto dos dados levantados do veículo nos órgãos competentes.

Pesquisa do histórico

  • Leilão;
  • Indício de sinistro;
  • Restrições de comercialização.

Diferença entre a vistoria cautelar e a vistoria Certicar.

A Vistoria Certicar® é um serviço exclusivo da Super Visão, desenvolvido para os clientes mais exigentes, que precisam de uma análise completa no veículo. 

Ela analisa todos os itens da vistoria cautelar e ainda mais! Isso inclui verificar a qualidade da pintura, se o motor, chassi e câmbio são originais, e se o veículo teve algum histórico de acidentes ou de leilão.

Vistoria cautelar: o que reprova?

A vistoria cautelar e a Carticar tem caráter exploratório, investigativo e informativo, por esse motivo ela não reprova. Porém ela aponta o status de não conformidade, isso quer dizer que, em uma situação de vistoria do Detran, os itens apontados poderiam acarretar uma reprova. 

Então, os aspectos detectados durante a vistoria cautelar têm o potencial para resultar em uma reprovação do veículo, mas as suas correções, além de valorizar o veículo o que facilita o processo de compra e venda, também evitam dores de cabeça no momento da transferência. 

Esse processo abrange a identificação de indícios de sinistros, modificações nos documentos, alterações consideráveis nos componentes originais e outras irregularidades que possam comprometer a segurança e autenticidade do automóvel.

Nesse contexto, a não conformidade visa alertar os itens que não atendem aos padrões de integridade e originalidade.

O que fazer em caso de não conformidade na vistoria? 

O primeiro ponto é deixarmos claro que isso não condena o veículo, todo automóvel possui seu valor de mercado e a vistoria serve justamente para que a negociação seja ainda mais transparente. 

Mas ainda assim, em caso de uma não conformidade, muitos casos estão associados a questões que podem ser resolvidas, como uma restrição até então desconhecida. 

É fundamental compreender os motivos da não conformidade e após a resolução, o veículo pode ser submetido a uma nova análise. Em outros casos, porém, como uma suspeita de adulteração em um dos itens de identificação do carro, podem levar o veículo até mesmo a uma apreensão pela Polícia, por exemplo. 

Vistoria cautelar serve para transferência? 

Não, apesar de a vistoria cautelar ser um aliado importante no processo de compra e venda de veículos, ela apenas confirma a legalidade do automóvel e de seus componentes. 

Para transferência, existe uma vistoria específica de acordo com a legislação do estado. 

Diferença entre vistoria cautelar e laudo cautelar

Em termos simples, a vistoria é o procedimento de avaliação, o laudo é seu resultado, ou seja, o documento com as informações dessa avaliação. 

Pense no seguinte cenário: em um exame médico, o processo de análise é como se fosse a nossa vistoria. Já o laudo cautelar é o resultado desse exame.

Durante a verificação dos itens, nós estamos na parte prática da vistoria. O tempo todo analisando de forma cuidadosa, com atenção a todos os detalhes. No fim desse processo, o produto que entregamos aos nossos clientes é o laudo. 

A importância do histórico veicular

O histórico veicular oferece dados significativos sobre a origem e as condições pregressas do veículo.

O principal propósito do laudo cautelar reside na minuciosa análise e documentação de todas as informações pertinentes ao histórico do veículo.

Essa abordagem visa identificar potenciais problemas, adulterações, registros de sinistros anteriores e outros elementos que possam impactar a segurança, legalidade e valor do automóvel.

Leia mais em: 

Vistoria veicular

Preço da vistoria cautelar e da vistoria Certicar

Quanto custa a tranquilidade ao comprar ou vender um veículo?

O preço da vistoria cautelar varia, mas considere isso como um investimento na sua segurança e na validade da transação. 

Aqui na Super Visão, você pode contratar esse serviço pelo nosso site a partir de  valor R$ 350* se estiver na Capital paulista, por exemplo. 

Mas o que mais recomendamos é a contratação da Vistoria Certicar, você encontra opções em diversas unidades para compra a partir de R$ 400*. 

As vistorias cautelar ou Certicar não são mera burocracia, são uma garantia de maior segurança e transparência em transações automotivas.

*Cotação referente ao mês 03/2024. Consulte o atualizado em: Vistoria cautelar.

Onde fazer vistoria cautelar ou Certicar: Super Visão

Para garantir uma vistoria confiável, é fundamental escolher uma empresa especializada e reconhecida no mercado.

A Super Visão se destaca como uma referência nesse segmento, com mais de 18 anos de mercado e a única reconhecida por 3 anos consecutivos pela sua excelência de sua rede franqueada pela ABF, oferecendo profissionais qualificados, tecnologia avançada e atendimento personalizado.

Com diversas unidades, a Super Visão está presente em todo o país, proporcionando praticidade e confiança aos seus clientes.

*Critérios avaliados válidos para o dia da publicação, sujeito a atualizações sem aviso prévio, para confirmar os itens vistoriados no serviço a ser contratado verifique previamente com a Empresa Franqueada que prestará o respectivo serviço.

Compartilhe este post